Estudantes dos EUA darão apoio a universidades brasileiras

Eles atuarão como assistentes nos núcleos de língua inglesa de 35 universidades federais do Brasil

No próximo mês de março, 120 estudantes de graduação dos Estados Unidos, ou profissionais recém-formados em várias áreas de conhecimento, começam a atuar como assistentes nos núcleos de língua inglesa de 35 universidades federais do Brasil. O intercâmbio educacional é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão Fulbright Brasil.

Essa modalidade de intercâmbio é o objetivo do Programa Professores Assistentes de Língua Inglesa, que desde o ano passado recepciona estudantes dos Estados Unidos para dar suporte ao Programa Idioma sem Fronteiras. Cada assistente receberá uma bolsa mensal, no valor de 1.600 dólares, e poderá permanecer no país por nove meses.

De 2 a 6 de março, os bolsistas participam de seminário de orientação, em São Paulo, onde receberão informações sobre pesquisa e ensino no Brasil. Logo depois, serão encaminhados para as universidades onde vão atuar.

Simone Sarmento, vice-presidente do Programa Idioma sem Fronteiras, modalidade língua inglesa, explica o papel e a importância do apoio dos bolsistas: “Esses norte-americanos não são propriamente professores de línguas, mas têm formação nas humanas e vêm agregar valor ao ensino e ao desenvolvimento de proficiência. Eles não assumem turmas, mas podem atuar desenvolvendo projetos.”

(MEC)

Data: 26/02/2015