Instituições de ensino recebem orientações sobre o Censo

Neste mês de fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tem promovido encontros em Brasília para orientar os representantes das instituições de ensino sobre o preenchimento dos dados do Censo da Educação Superior. Nos dias 24, 26 e 27 próximos, serão realizados mais três eventos, no auditório do Inep, com representantes de instituições das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A primeira capacitação, no dia 12 último, mostrou detalhadamente o sistema eletrônico de coleta do Censo (Censup) aos pesquisadores institucionais e aos técnicos de informática das universidades federais. O propósito é permitir que o preenchimento on-line dos questionários e do processo de migração das informações prestadas pelas instituições seja feito de maneira eficaz. No total, 120 representantes participaram. “A capacitação é importante para garantir a qualidade dos dados”, afirma a coordenadora do Censo, Laura Bernardes da Silva.

Em 6 de março, haverá treinamento em Florianópolis para as instituições de ensino da Região Sul. Nos dias 10 e 11 do mesmo mês, será a vez das instituições da região Sudeste.

O Censup é o sistema informatizado para coleta de informações sobre instituições de educação superior, cursos, docentes e alunos. Os dados subsidiam o cálculo de indicadores de qualidade, como o índice geral de cursos (IGC) e o conceito preliminar de curso (CPC), o planejamento e a avaliação de políticas públicas. O responsável pelo preenchimento do Censo em cada instituição de educação superior é o pesquisador institucional, indicado pelo diretor.

(MEC)

Data: 19/02/2015