topo_cabecalho
Artigo - Como economizar água e energia elétrica

Benedito Antonio Luciano* 

 

Fisicamente, energia não é a mesma coisa que potência. Potência é uma grandeza instantânea, enquanto energia inclui a variável tempo, quer dizer, por quanto tempo a potência está sendo aplicada. Exemplificando: um chuveiro elétrico pode ter uma potência elevada, mas quanto menor for tempo gasto com o banho quente, menos será pago pela água consumida e pela energia elétrica utilizada para aquecer a água.

Matematicamente, energia é igual à potência ativa (watt) multiplicada pelo tempo (hora). A unidade da potência ativa é representada pela letra W (maiúscula) e a unidade da energia elétrica ativa é representada pelas letras Wh (watt-hora), ou ainda kWh. Observe-se que as letras k, de quilo, e h, de hora, devem ser escritas, sempre, com letras minúsculas.

Em termos práticos, para medir a quantidade de energia elétrica ativa utilizada por um determinado período, em geral trinta dias, é necessário o emprego de um medidor analógico ou digital.

Talvez, dentre os instrumentos de medição, o medidor de energia elétrica seja o mais conhecido e o mais popular destes equipamentos, pois está instalado junto à maioria dos consumidores: residenciais, comerciais e industriais.

Desenvolvido no final do século dezenove, o popular “contador de energia” representa para a empresa concessionária o mesmo que o caixa registrador significa para um supermercado.  A analogia é boa, pois quanto mais o consumidor utiliza a energia elétrica, mais deverá pagar por ela. É aqui que entra a necessidade de o consumidor ser devidamente esclarecido quanto ao uso eficiente da energia elétrica, o que significa utilizar a energia de forma eficiente, reduzindo perdas e eliminando desperdícios, dentro de critérios técnicos e econômicos, sem abrir mão do conforto que ela proporciona.

No tocante à redução das perdas, a solução é investir em dispositivos e equipamentos que apresentem as menores perdas possíveis, como, por exemplo, no caso de sistemas de iluminação, o emprego de lâmpadas LED (Light Emitting Diode). A sigla LED, em português, significa diodo emissor de luz.

Já o combate ao desperdício de energia elétrica, este é um assunto de extrema importância, não apenas para quem utiliza este tipo de insumo, mas para toda a sociedade; particularmente, quando se pensa em sustentabilidade ambiental, sobretudo quando se leva em conta a quantidade de água utilizada no processo de conversão hidrelétrica. Assim, não deixe a TV ligada se ninguém estiver assistindo, evite dormir com o aparelho ligado e, na compra de um aparelho novo, dê preferência aos que possuem o selo PROCEL de maior eficiência energética.

Água e energia elétrica podem ser economizadas se equipamentos eletrodomésticos como geladeiras, máquina de lavar roupas, ferro elétrico, lavadoras de pratos, aspiradores de pó, aparelhos de ar-condicionado e ventiladores forem usados seguindo as boas práticas, reduzindo perdas e eliminando desperdícios.

Em edifícios residenciais, o sistema de elevação de água que utiliza motores elétricos para o bombeamento é calculado em função do consumo diário e da altura do prédio. Desta forma, ao reduzir o consumo de água reduz-se, também, a quantidade de energia elétrica necessária para o bombeamento.

Para consumidores residenciais, outras dicas de como proceder para reduzir os valores das contas de água e energia elétrica podem ser obtidas junto às próprias empresas concessionárias. No caso de médias e grandes empresas, sugiro a consultoria profissional de um engenheiro especialista no assunto.

* Benedito Antonio Luciano é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG.

**As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando necessariamente a opinião da instituição.

 


Data: 12/02/2015