topo_cabecalho
Planejamento convida órgãos a compartilharem serviços para integração de sistemas

Com a disponibilidade dos serviços, outros órgãos do governo podem consumir a informação e melhorar o atendimento ao cidadão

O Ministério do Planejamento (MP) convida os órgãos públicos a disponibilizarem no Catálogo de Serviços Interoperáveis as suas ferramentas de integração entre sistemas. O objetivo é tornar pública e ampliar a visibilidade desses instrumentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

“O compartilhamento de dados e informações com outros órgãos gera uma melhor prestação de serviço ao cidadão”, afirma Cristiano Heckert, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP. De acordo com Heckert, essa ação também mantém os dados confiáveis e atualizados e ainda racionaliza a utilização dos recursos.

 Entre as novidades disponíveis no catálogo está um novo serviço da Imprensa Nacional que possibilita aos órgãos enviarem matéria para publicação no Diário Oficial da União (DOU) via webservice. Para utilizar o serviço, o órgão interessado deve acessar o catálogo e consultar a documentação que explica o funcionamento do processo.

A arquitetura ePING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da TIC no governo federal. Os padrões são o alicerce para o fornecimento de melhores serviços à sociedade a custos mais baixos, pois permitem o compartilhamento, reuso e intercâmbio de recursos tecnológicos. 

Desde a sua criação, mais de 70 órgãos públicos federais, estaduais e municipais participaram da construção das versões. Atualmente, ela é composta por mais de 180 padrões. 

Os interessados em cadastrar um serviço, conectar a um sistema ou dele obter informações devem acessar a página da publicação no Portal de Governo Eletrônico (gov.br). No ambiente é possível encontrar registrados tanto webservices como FTPs e outras modalidades de troca de informações. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) por meio do seguinte endereço eletrônico: eping@planejamento.gov.br 

Dados abertos

Além do Catálogo, existe ainda o Portal de Dados Abertos Brasileiro, o dados.gov.br, no qual os órgãos também podem compartilhar dados e informações públicas. Para cadastrar um dado aberto e seu serviço, basta que o órgão entre em contato com o Departamento de Governo Eletrônico pelo e-mail govbr@planejamento.gov.br.

(Ministério do Planejamento)


Data: 10/02/2015