Ministro e Andifes discutem aprimoramento do sistema de CT&I

Em reunião da entidade, Aldo Rebelo apresentou ações da pasta e recebeu um documento das instituições de ensino federais com propostas para impulsionar as iniciativas na área

Na 138ª Reunião da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada nesta quinta-feira (5), em Brasília, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, apresentou as ações da pasta e ouviu propostas para impulsionar as iniciativas na área de CT&I, que constam de um documento entregue ao ministro durante o encontro.

Temas como orçamento, formação de recursos humanos e os projetos em tramitação no Congresso Nacional que envolvem interesses das instituições de ciência, tecnologia e inovação pontuaram as discussões na reunião – a primeira de 2015 –, que foi conduzida pelo presidente da entidade, Targino Araújo Filho. Entre eles, o Projeto de Lei 2.177/2011.

Nesse sentido, Aldo convidou as instituições para “um esforço conjunto e uma presença constante” no Congresso no que se refere ao acompanhamento dessas matérias. “É preciso que os próprios dirigentes se façam presentes e, no meu caso, imponho-me a tarefa de ser um representante e porta voz político e institucional das demandas relacionadas à minha pasta. Essa também é a minha função”, ressaltou. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Armando Milioni, acompanhou o titular da pasta na reunião.

Diálogo

Outras questões relatadas ao ministro referem-se à relação das universidades federais com suas fundações de apoio à pesquisa (FAPs) e a assuntos administrativos diretamente relacionados às agências de fomento vinculadas ao ministério – a Finep e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O documento também destaca a importância da continuidade das discussões em torno do Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento (PNPC), lançado pela presidenta Dilma Rousseff em junho de 2014, e do avanço da instalação de internet de banda larga em todos os municípios do País.

“A Andifes é uma instituição representativa e consolidada como porta voz dos anseios das universidades e apresentou uma plataforma que eu considero previsível”, afirmou Aldo, ao final do encontro. “O MCTI vai procurar atender e agilizar o exame das reivindicações e das demandas, muitas das quais dependem apenas de encaminhamento. Eu assegurei o meu compromisso de atuar sempre ouvindo as reivindicações, levando em conta as posições das universidades e da entidade que as representa”.

(MCTI)

Data: 06/02/2015