Projeto aprovado pelo CNPq vai ampliar as ações do NITT da UFCG

Ações permitirão a consolidação da cultura da proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), teve um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na chamada pública MCTI/SETEC/CNPq Nº 92/2013.

O projeto, que será desenvolvido em 2015 e 2016, prevê ações que permitirão a consolidação da culttura de proteção da propriedade intelectual e transferência de Tecnologia na instituição. Ao todo, serão repassados para o desenvolvimento do projeto R$ 283.040,00.

Ao longo do projeto serão desenvolvidos cursos de capacitação sobre propridade intelectual, palestras e seminários destinados a professores, alunos e servidores de todos os campi da instituição; ampliação do espaço físico do NITT e instalação de sub-sedes nos demais campi da UFCG; ampliação dos recursos humanos do Núcleo, com contratação de servidores e bolsistas; articulação com núcleos de inovação de outras isntituições; ampliação da divulgação das competências tecnológicas da UFCG; criação do site do NITT; difusão e implantação da cultura inovadora e empreendedora no intuito de ampliar a oferta da disciplina Propriedade Intelectual para vários cursos de graduação e pós-graduação da instituição; e instalação de incubadora  de Base Tecnológica do NITT, com intuito de desenvolver atividades empresariais relativas à inovação.

NITT

Criado em 2008, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), da UFCG, tem a responsabilidade de estabelecer medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica; regulamentar as atividades de inovação, incubação de empresas, propriedade intelectual, transferência e licenciamento de tecnologia;  delegar competências, com o propósito de descentralizar ações e dar celeridade na tramitação de procedimentos e iniciativas que visem à inovação tecnológica, à proteção da propriedade intelectual e de transferência de tecnologia no âmbito Institucional.

(Ascom/UFCG - 18.12.2014)

Data: 18/12/2014