Jornada de Estudos Afro Brasileiros da UFCG começa nesta quarta

Evento sobre consciência negra será sediado no campus de Cajazeiras

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza a partir desta quarta, dia 17,  a 1ª Jornada de Estudos Afro Brasileiros. O evento é idealizado pelo grupo de estudos Auiê Aquenje (Alegria da Criança) , do curso de Pedagogia, do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras.

Com o objetivo de promover o debate sobre os contrastes étnicos e sociais no Brasil, a jornada organizará diversas palestras temáticas com a participação de alunos e professores, no intuito de alertar sobre as desigualdades étnicas presentes no cotidiano. Um dos principais temas da jornada é discutir sobre a inclusão do ensino da cultura afro brasileira nas escolas públicas, para fazer um resgate histórico da cultura nacional e fomentar a reflexão sobre os costumes que levaram às práticas de preconceito e de desvalorização.

Além das palestras, haverá o lançamento de livros e oficina de percussão, dança afro e produção de mandalas.

A jornada acontece até a proxima quinta, dia 18, no Auditório Central do campus de Cajazeias.  As atividades serão realizadas das 08h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 22h.

Consulte a programação no site www.cfp.ufcg.edu.br/aiue_aquenje.pdf

(Fábio Cavalcante – Estagiário Ascom/UFCG 15.12.2014)

Data: 15/12/2014