Professor e alunos da UFCG lançam livro sobre doença de chagas canina

A obra propõe a operacionalização de ações que venham a atender aos novos eixos epidemiológicos da doença.

Foi lançado no último mês de outubro, o livro Doenças de Chagas Caninas no Semiárido Paraíbano. A obra é de autoria do professor Almir Pereira de Souza, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Patos, em parceira com os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Vanessa Lira de Santana e Rodrigo de Souza Mendes.

O livro faz referência a estudos que norteiam os aspectos clínicos e epidemiológicos da Doença de Chagas em cães naturalmente infectados no semiárido nordestino. Adicionalmente, propõe ao Programa Nacional de Controle da Doença de Chagas a operacionalização de ações que venham a atender aos novos eixos epidemiológicos da doença, enfatizando a importância de se elevar o canino doméstico a uma variável a ser considerada tanto entre os diversos elementos da cadeia de transmissão peridomiciliar como nos aspectos clínicos envolvidos na sua infecção em si.

O livro foi publicado pela Paco Editorial e encontra-se disponível para aquisição no site da editora.

(Ascom/UFCG - 15.12.2014)

Data: 15/12/2014