Cartilha apresenta perfil científico e tecnológico da UFCG

Material traz números de professores mestres e doutores, grupos de pesquisa da universidade, áreas dos projetos desenvolvidos

O coordenador de pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor Carlos Alberto da Silva, elaborou uma cartilha na qual apresenta o Perfil Científico e Tecnológico da instituição. O documento, lançado na 12ª Feira de Tecnologia de Campina Grande (FETECh), apresenta dados sobre quantitativo de mestres e doutores na universidade e números de grupos de pesquisas registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o levantamento, realizado em julho de 2014, são 207 grupos de pesquisa na UFCG, distribuídos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Engenharias e Linguística, Letras e Arte.

O relatório traz ainda o números de grupos de pesquisa aliados às áreas estratégicas do conhecimento, a exemplo de Energia, Novos Materiais, Saúde, Nanotecnologia, Biotecnologia, Software e Microeletrônica, além do relacionamento de alguns grupos com atividades industriais, com o setor de serviços e com a agroindústria.

Para o professor Carlos Alberto, a cartilha tem como objetivo mostrar o potencial dos grupos de pesquisa da universidade, apresentando quantitativamente o perfil dos recursos humanos para a pesquisa, desenvolvimento e inovação. "Nessa perspectiva, os grupos de pesquisa da UFCG são atores fundamentais do Sistema de Inovação Local, contribuindo para a dinâmica econômica e social do estado da Paraíba", ressalta.

Acesse aqui os dados da cartilha Perfil Científico e Tecnológico da UFCG.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG - 12.12.14)

Data: 12/12/2014