topo_cabecalho
Sistema desenvolvido na UFCG permitirá monitoramento da falta d’água em Campina Grande

A partir deste sábado, dia 13, a população de Campina Grande poderá monitorar as áreas com maior incidência de problemas no fornecimento de água na cidade através de um sistema desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

Acessando a página eletrônica Água Nossa (contribua.org/aguanossa), as pessoas poderão registrar o local, data e período de interrompimento, bem como visualizar, através de um mapa, as áreas com problemas de abastecimento.

 

O sistema, desenvolvido com o apoio do Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD), faz parte da pesquisa Análise da Injustiça Ambiental no Abastecimento de Água em Espaços Urbanos, da aluna do doutorado em Recursos Naturais da UFCG, Maria Helena Del Grande.

 

“A ideia é motivar a participação da sociedade na gestão da água com a perspectiva de identificar as necessidades de melhoria no abastecimento para Campina Grande”, esclarece a doutoranda, ressaltando que, com a ferramenta, será possível visualizar com facilidade os setores que vêm sofrendo um desabastecimento frequente.

 

A pesquisa integra o projeto Informação para a participação da sociedade na gestão dos recursos hídricos: variabilidade hidrológica no Semiárido, financiado pelo CNPq e conduzido pelo grupo de pesquisa em Gestão Integrada dos Recursos Hídricos Superficiais e Subterrâneos, da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil da UFCG.

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 12.12.14)


Data: 12/12/2014