Editora busca pesquisadores brasileiros para publicar nos Estados Unidos

Livros didáticos, obras baseadas em teses e ensaios, principalmente em ciências humanas, interessam à editora norte americana

A editora Global South Press, sediada em Washington, nos Estados Unidos, está interessada em aumentar o seu catálogo de livros impressos e e-books de autoria de pesquisadores de países emergentes, entre os quais brasileiros.

Entre as publicações produzidas pela editora – com distribuição nas principais livrarias e bibliotecas norte-americanas –, estão livros didáticos, obras baseadas em teses de doutorado, dissertações, ensaios de conclusão de disciplinas e outros trabalhos acadêmicos.

O interesse por autores brasileiros vai ao encontro do interesse internacional pela pesquisa realizada no Brasil, disse Christian Navas, diretor regional da Global South Press para América Latina e Caribe.

“Há muitos estudos sendo realizados no mundo sobre questões enfrentadas pelos países emergentes, especialmente o Brasil, e é preciso estabelecer pontes para que o conhecimento produzido no país esteja acessível à comunidade científica internacional.”

Ao mesmo tempo, acredita Navas, os pesquisadores brasileiros se beneficiariam da exposição internacional melhorando seu impacto na literatura científica. “É uma via de mão dupla. Muitas vezes as publicações nacionais comunicam apenas internamente, pela barreira do idioma e a dificuldade do acesso. Nosso trabalho é facilitar essa interação”, disse.

A editora oferece consultoria para o autor definir o formato mais adequado – impresso ou eletrônico – à sua obra e aos seus interesses. No caso de livros em papel, também pode ser viabilizada a impressão nos Estados Unidos.

Os serviços incluem o selo editorial da Global South Press, International Standard Book Number (ISBN), código de barras, design da capa, revisão antiplágio, despesas de copyright e demais formalidades.

Também são feitos contatos com pesquisadores de atuação reconhecida na área da publicação para a redação de prefácios e apresentações.

Inicialmente o interesse é por obras de Ciências Humanas, em especial sobre temas relacionados a Economia, Finanças, Gestão e Negócios, Legislação, Meio Ambiente, Política Pública e Política Social, Relações Internacionais, Direito e Ciências Sociais, entre outros. A editora pretende criar novos selos para outras áreas do conhecimento.

Os trabalhos são acompanhados por um conselho editorial formado por pesquisadores da Universidade Católica de Brasília; Ohio University e Georgetown University, nos Estados Unidos; Jacobs University Bremen, na Alemanha; Institute for Global Dialogue, na África do Sul; National Taiwan University, na Tailândia; e Anadolu University, na Turquia.

Mais informações pelo e-mail christian@globalsouthpress.com.

(Agência Fapesp)

Data: 11/12/2014