Fundação Carlos Chagas publica estudo avaliativo do Pibid A Fundação Carlos Chagas (FCC) publicou nessa semana um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que envolve cerca de 90 mil bolsistas e cinco mil escolas de educação básica, com a participação de 284 instituições de ensino superior. O texto destaca como diferencial no programa a concessão de bolsas não só aos estudantes de licenciatura, mas também aos professores das universidades que os orientam e a professores de escolas públicas (chamados supervisores) que acompanham as atividades dos bolsistas no espaço escolar, atuando assim como coformadores no processo de iniciação à docência, em articulação com o formador da universidade. O estudo faz parte da série Textos FCC, que tem como objetivo disseminar dados e achados dos estudos realizados no âmbito da Superintendência de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas e trabalhos contemplados por prêmios conferidos pela instituição. São textos mais extensos do que artigos acadêmicos e oferecem informações detalhadas sobre os procedimentos metodológicos utilizados, de forma a subsidiar outras iniciativas de especialistas e interessados. A apresentação do texto ficou a cargo do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães. FCC
Pibid
Acesse o estudo. (Capes) Data: 03/12/2014 |