Criada na UFCG a Academia de Ciências da Paraíba

Assembleia de criação aconteceu na noite desta quarta-feira

A exemplo do que ocorre nos estados mais desenvolvidos do País e em alguns dos países mais avançados no mundo, a Paraíba tem, a partir desta quarta, dia 3, sua academia de ciências.

A assembleia de criação da ACParaíba (Academia de Ciências da Paraíba) aconteceu às 19h no auditório do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (Iecom), no campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Na ocasião, foram eleitos os integrantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal, bem como a Diretoria, que ficou tendo como presidente e vice os professores Edison Roberto Cabral e Marcelo Sampaio de Alencar, respectivamente.

Idealizada pelo professor Edison Cabral e por um grupo de cientistas vinculados à UFCG e à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), entre outras instituições, a ACParaíba tem por finalidade promover o desenvolvimento de todos os setores científicos do conhecimento humano, particularmente no nosso estado, prestando serviços à sociedade, seja por seus próprios meios ou em colaboração com entidades públicas ou privadas.

Dentre as atividades previstas pela entidade estão a promoção de palestras e sessões solenes; o apoio a reuniões, simpósios, congressos e conferências científicas em nível estadual, nacional e internacional; o estabelecimento de convênios para a execução de projetos, inclusive de intercâmbio científico com entidades nacionais e internacionais; a promoção de premiações a jovens estudantes, cientistas, laboratórios, grupos e instituições; e a divulgação de atividades científicas por meio de anais, boletins ou revistas científicas.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 03.12.14)

Data: 03/12/2014