Ary Barroso, Caymmi e Senna vão inspirar desenhos e textos

Reconhecidos dentro e fora do país, os compositores Dorival Caymmi [1914-2008] e Ary Barroso [1903-1964] e o piloto Ayrton Senna [1960-1994], tricampeão mundial de Fórmula 1, são temas do 17º Concurso Nacional de Desenho, Redação e Artigo, promovido pela Imprensa Nacional. As inscrições podem ser feitas até 31 de dezembro. O prêmio é um depósito em caderneta de poupança para o estudante e seu professor.

O concurso é dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica e de graduação, pública e particular. Estimular a pesquisa, a produção intelectual e artística, despertar o interesse de estudantes e professores pela visita a museus e instituições históricas estão entre os objetivos do concurso. No total, serão distribuídos R$ 30 mil.

Diferente da maior parte dos concursos, o da Imprensa Nacional terá a categoria desenho para crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Os alunos devem fazer um desenho tendo como tema Ayrton Senna Visita o Museu da Imprensa. O prêmio será o depósito em caderneta de poupança de R$ 1,8 mil para o primeiro colocado, R$ 1,2 mil para o segundo e R$ 850 para o terceiro.

O Legado do Compositor e Cantor Baiano Dorival Caymmi é o tema da redação para alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental. Os vencedores receberão R$ 2,1 mil (primeiro lugar), R$ 1,3 mil (segundo) e R$ 950 (terceiro), depositados em conta poupança do estudante.

Para os três anos do ensino médio, o tema da redação é O Sentimento Nacional de Ary Barroso, compositor destacado da música popular brasileira. O primeiro colocado receberá R$ 2,8 mil; o segundo, R$ 1,7 mil; o terceiro, R$ 1 mil, também em depósitos de poupança.

Universitários de qualquer área da graduação concorrerão com um artigo sobre a importância dos museus na formação cultural do país. Nesta categoria, o prêmio será de R$ 6 mil para o primeiro colocado e de R$ 4 mil para o segundo.

Como incentivo, o professor de cada aluno premiado, exceto na categoria artigo, será contemplado com depósito de R$ 700 em caderneta de poupança.

Mais informações sobre o concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis na página da Imprensa Nacional na internet.

(MEC)

Data: 28/11/2014