Projeto da UFCG é selecionado na chamada universal do CNPq

Serão destinados R$ 30 mil para desenvolvimento dos trabalhos

A chamada universal MCTI/CNPq nº 14/2014, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), selecionou novos projetos para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Entre eles, está o projeto Aplicações Sintéticas de Reagentes de Telúrio no desenvolvimento de novos alvos moleculares naturais e sintéticos contra diferentes linhagens de células tumorais, desenvolvido no Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus de Cuité. O projeto será financiado com o valor de R$ 30 mil.

Voltado à área da Química Orgânica Aplicada, o projeto  possibilita o planejamento e desenvolvimento de novos compostos químicos – quimioterápicos, a citar a síntese das unidades diidropiranonas e diidropiranos.

De acordo com o idealizador e coordenador, professor Juliano Rufino, do curso de Licenciatura em Química, o trabalho também visa integrar diferentes áreas do conhecimento, uma vez que ele não só trata do desenvolvimento e otimização de metodologias sintéticas, mas também de estudos de atividades biológicas e cálculos teóricos que serão realizados em colaboração com outros grupos de pesquisa do campus.

Uma parte do projeto já vem sendo executada no Laboratório de Síntese Orgânica do campus de Cuité, bem como no Laboratório de Orgânica Aplicada da UFPE onde Juliano orienta um aluno de mestrado em conjunto com o professor Paulo Menezes e, também, no Laboratório de Ecoquímica e Síntese Orgânica da UFRPE, onde o coordenador orienta em conjunto com o professor João Rufino Filho dois ex-alunos do CES/UFCG.

Para Juliano Rufino, a aprovação do projeto representa um avanço no desenvolvimento da pesquisa no estado da Paraíba, especificamente no campus da UFCG em Cuité. “Aprovar um projeto dessa natureza, em um campus relativamente novo como o CES, demonstra e reforça o compromisso da instituição com os três pilares da universidade (o ensino, a pesquisa e a extensão)”, ressalta o docente.

(Ascom/CES – 21.11.14)

Data: 25/11/2014