Ferramenta desenvolvida na UFCG foi eleita a melhor apresentada no Webmedia 2014

Uma ferramenta desenvolvida no Laboratório de Sistemas de Informação (LSI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi eleita a melhor apresentada no Workshop de Ferramentas e Aplicações do 20º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (Webmedia ‘14) realizado semana passada em João Pessoa.

A ferramenta, elaborada por Davi Oliveira, Hugo Feitosa, George Queiroga e Cláudio Baptista, intitula-se: PG++: Uma ferramenta para a anotação da localização em fotografias digitais.

“A integração de GPS em smartphones, tablets e câmeras digitais está cada vez mais presente, mas os receptores GPS não funcionam bem em ambientes fechados. Este mau funcionamento pode gerar informações erradas, atribuindo a uma foto um local distante do local onde ela realmente foi tirada, o que obriga o usuário a ter que marcá-la manualmente”, esclarece o professor Cláudio Baptista, do Departamento de Sistemas e Computação.

O foco da ferramenta é minimizar o número de fotos geograficamente marcadas pelo usuário e maximizar fotos automaticamente localizadas. A ferramenta faz com que as fotos sejam agrupadas em grupos temporais onde as fotos pertencentes a esses grupos são consecutivas.

“Essas fotografias identificadas são agrupadas e uma delas é passada para o usuário anotar a localização. A localização anotada é passada para as demais fotografias, evitando que o usuário faça anotações repetidas ou tenha o trabalho de agrupar manualmente as fotografias pertencentes a um mesmo local”, explica o pesquisador.

O Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), reunindo pesquisadores de todo o país, das áreas de Web e Redes Sociais, Multimídia, TV Digital, Computação Ubíqua e Móvel. A edição deste ano foi realizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 24.11.14)

Data: 24/11/2014