Eventos sobre redes e sistemas elétricos acontecem na UFCG

Pesquisadores de universidades nacionais e internacionais debatem demandas e soluções

Foi aberto na manhã desta quarta-feira, dia 19, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) o workshop em Redes Elétricas Inteligentes Baseadas em Sistemas Sensores em Fibra Óptica e o  IV Encontro do Grupo de Sistemas Elétricos (IV EGSE) organizados pelo Grupo de Sistemas Elétricos da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica.

Os eventos, com a participação de professores e pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras, acontece até a próxima sexta-feira, dia 21, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, e objetivam debater demandas e soluções dentro dos sistemas de energia, formação de alunos dos diferentes ciclos de estudos de Engenharia Elétrica, fomentar a interação entre a industria e a universidade, além de criar ou fortalecer as parcerias com outras universidades.

O foco principal do 4º EGSE é funcionar como um grande intercâmbio de conhecimento e experiência entre estudantes, professores e profissionais do Setor Elétrico, beneficiando alunos de graduação e pós-graduação com a vivência de uma conferência científica em escala acadêmica, com convidados de reconhecida atuação.

"Pode-se dizer que o EGSE se propõe a funcionar como um grande laboratório de treinamento para participação futura em eventos maiores, no qual estudantes tem a oportunidade de escrever textos científicos, submetê-los, e assim participar das demais etapas constituintes de uma conferência, incluindo a apresentação oral pública durante o evento" considera, o professor Edson Guedes, um dos coordenadores dos eventos.

Também coordenam o workshop e encontro, os professores Tarso Vilela, George Lira, Waslon Araujo, Helder Pereira e o pesquisador Carlos Gouveia.

Entre os palestrantes, os engenheiros Fernando Alves, Max Norat e Alexandre Borja - da Chesf - e Luiz Jatahy, da Keysight; os professores  Pedro Jorge (Universidade do Porto - Portugal), Mauro Rosa (UFSC), Luciano Sales (UFRN), Eduardo Fontana (UFPE) e, da UFCG, Tarso Vilela, George Lira, Alexander Serres e Raimundo Freire.

Outras informação no endereço: https://sites.google.com/site/encontrogse/

(Ascom/UFCG - 19.11.14)

Data: 19/11/2014