Professor da UFCG vence o SB Games pela segunda vez

Série de jogos Chico na Ilha dos Jurubebas foi desenvolvida para a TV Escola

Uma equipe liderada pelo professor Rodrigo Motta, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi a vencedora do XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) na categoria Melhor Jogo Educativo (Serious Game). O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, dia 14, durante a cerimônia de encerramento e premiação, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

A série de jogos Chico na Ilha dos Jurubebas foi desenvolvida pela empresa Kaipora Digital, sediada em Campina Grande, para a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC). É uma série transmídia, que também conta com episódios audiovisuais (com atores reais e animação) além dos jogos educativos, com desafios vinculados à narrativa da série. Todo o conteúdo pode ser assistido ou jogado pela internet ou baixado para computadores e tablets.

Acesse aqui a série.

Além de professor da Unidade Acadêmica de Design da UFCG, Rodrigo Motta é designer de games da Kaipora Digital (empresa vencedora) e coordenador do curso de Jogos Digitais da Facisa. Além dele, integram a equipe o designer de animação Trigueiro Júnior e os desenvolvedores Diego Braga, César Augusto, Tiago Fernando, Caainã Jerônimo e Roberto Junior.

Esta é a segunda vez que Rodrigo Motta vence o SBGames. Em 2011, ele ganhou na categoria Melhor Jogo, pelo júri popular e Melhor Som e Efeitos Sonoros, pelo júri técnico, com o game Xilo, ambientado no Sertão nordestino e narrado em forma de poesia popular.

O SBGames é considerado um dos maiores eventos do gênero na América Latina. É promovido em parceria pela ADjogosRS, SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e pela Abragames (Associação Brasileira de Games).

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 14.11.14)

Data: 14/11/2014