Anunciadas atividades da UFCG na programação do Comunicurtas

Serão realizadas oficinas, workshop, minicurso e palestra

Foram anunciadas as atividades pedagógicas que serão oferecidas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), dentro da programação do IX Festival do Audiovisual de Campina Grande (Comunicurtas).

Serão realizadas duas oficinas (Media Training e Introdução à produção de filmes de baixíssimo orçamento), um workshop (Introdução à Animação), um minicurso (Educomunicação: leitura crítica dos textos midiáticos) e uma palestra (Comunicação Comunitária). As atividades acontecerão na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, no campus da UFCG em Campina Grande.

Cada participante poderá se inscrever em apenas uma oficina, mediante preenchimento de ficha de inscrição (disponível no site www.uepb.edu.br/comunicurtasuepb – menu “Documento”) e envio para o email comunicurtasuepb@uepb.edu.br.

Confira as atividades

Oficina: Media Training

Professor: Diogo Lopes

Segunda, dia 17, das 14h às 16h

Carga horária: 2 horas

Oficina de treinamento direcionado para indivíduos que necessitem estar habilitados a se relacionar adequadamente com a imprensa, capacitando os interessados a atender às demandas da mídia em geral, seja no modo de falar e na construção de um discurso objetivo e claro. Em 120 minutos pretende-se explicar brevemente o funcionamento da mídia, favorecer a abertura de canais de comunicação com as mídias e a divulgação da versão oficial dos fatos, especialmente em momentos de crise institucional.

Oficina: Introdução à produção de filmes de baixíssimo orçamento

Professor: Luciano Mariz

Terça, dia 18, das 16h às 18h

Carga Horária: 4 horas

Tem como objetivo permitir a compreensão dos processos de pré-produção, produção e pós-produção sob um viés simplificado e de baixo custo. As dificuldades em produzir filmes no Brasil. Compreensão dos processos de produção de filmes e seus mecanismos de adaptação para baixíssimo orçamento (roteiro, formação de equipe, planejamento, estratégias de filmagens, pós-produção, distribuição e exibição alternativa). Estratégias para captação alternativa de recursos.

Workshop: Introdução à Animação

Professor: João de Lima Neto

Segunda, dia 17, das 14h às 18h

Carga horária: 4 horas

Será apresentada a Arte da Animação (técnica e estética), através da técnica de stopmotion. Os participantes poderão fazer exercícios de modelagem e animação.

Mini-curso: Educomunicação: leitura crítica dos textos midiáticos

Professora: Lígia Beatriz Carvalho de Almeida

Terça, dia 18, das 14h às 16h

Carga horária: 2 horas

Educomunicação, mídia-educação, leitura crítica dos meios, educação para a mídia e media literacy são alguns dos termos usados para caracterizar uma área interdisciplinar do conhecimento que se preocupa em desenvolver formas de ensinar e aprender aspectos relevantes da inserção dos meios de comunicação na sociedade. No minicurso serão apresentados: a) referencial teórico para desenvolvimento de atividades de leitura crítica de mídia; b) exemplos de atividade prática. O objetivo é o desenvolvimento da “literacia em mídia”, competência necessária para a participação ativa e crítica dos sujeitos na esfera midiática nas sociedades democráticas.

Palestra: Comunicação Comunitária

Convidado: Repper Fiell

Carga Horária: 1 hora

Sábado, dia 15, das 15h às 16h

Promover um intercâmbio entre os movimentos “audiovisuais” da periferia carioca com a realidade local. Durante a oficina serão exibidos os documentário "788", realizado no Morro Santa Marta - RJ e o clipe da música "Precisamos nos Armar de Informação", produzido na Zona Leste de Campina Grande e, na ocasião, serão discutidos os aspectos dessas produções. Temas como a experiência na Rádio Comunitária Santa Marta, presidida pelo palestrante, e o envolvimento com o Hip-Hop também serão abordados numa conversa descontraída.

Esta é a primeira vez que a UFCG participa da realização do Comunicurtas. O festival é realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e tem o objetivo de incentivar as produções cinematográficas na região, além de premiar e reconhecer o trabalho das produções televisivas e de agências de publicidade e propaganda do estado.

A nona edição do evento será realizada entre os próximos dias 14 e 18, com o tema Redes colaborativas para a produção de audiovisual. A programação inciui oficinas, palestras e sessões de debates, além de polos de extensão nos campi da UEPB em João Pessoa, Lagoa Seca, Catolé do Rocha, Araruna, Patos, Guarabira e Monteiro, onde serão realizadas as mostras itinerantes,

Os filmes concorrerão em cinco mostras: Mostra Brasil, com exibição de curtas nacionais; Mostra Tropeiros, com curtas produzidos na Paraíba; Mostra Estalo com filmes de até 1 minuto; Mostra Tropeiros de Telejornalismo e a Mostra A ideia É, destinada às peças publicitárias.

Veja aqui a programação completa.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - com dados da UEPB)

Data: 13/11/2014