Embrapa lança chamada pública para distribuir Minibibliotecas em 14 territórios da cidadania do Semiárido

Para participar, as entidades deverão enviar, até o dia 03 de dezembro de 2014

Escolas públicas, institutos federais de educação, associações de agricultores, sindicatos, cooperativas rurais, escritórios de extensão rural, órgãos dos governos estaduais ou municipais, além de entidades da Administração Pública Direta e Indireta, como fundações e empresas públicas, localizados em 14 territórios da cidadania do Semiárido, poderão participar da Chamada Pública 001/2014, lançada no dia 3 de novembro de 2014, pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).

Dessa forma, podem concorrer a um kit para o uso do acervo das Minibibliotecas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), composto por 120 títulos de publicações impressas e eletrônicas sobre diversos temas da agricultura e pecuária brasileira.

Para participar, as entidades deverão enviar, até o dia 03 de dezembro de 2014, além da documentação exigida, um projeto que estimule jovens, crianças e agricultores (as) ao uso das publicações das Minibibliotecas. O objetivo desta Chamada Pública é desenvolver na escola e na comunidade ações de incentivo à leitura e à capacitação para a inclusão produtiva com o uso das Minibibliotecas.

A Embrapa pretende disponibilizar 150 kits de Minibibliotecas por meio desta Chamada Pública. Poderão participar as entidades localizadas em municípios do Semiárido brasileiro que compõem os 14 territórios da cidadania priorizados pelo Plano Brasil Sem Miséria, onde a Embrapa tem participação direta com apoio técnico aos projetos de inclusão produtiva. A lista de municípios está disponível no documento Chamada Pública 001/2014 Embrapa/Plano Brasil Sem Miséria, publicada nos sites das Minibibliotecas e da Embrapa Informação Tecnológica.

Além dos 120 títulos de publicações impressas, cada kit de Minibibliotecas contém oito DVDs com 80 reportagens do programa de televisão da Embrapa, Dia de Campo na TV, e 160 programas de rádio, Prosa Rural, e vem com uma estante de aço para acondicionamento dos produtos. Todos os títulos contêm informações direcionadas e úteis ao desenvolvimento da agricultura e pecuária, com foco na região Nordeste.

Os projetos elaborados pelas entidades privadas ou públicas aprovados nesta Chamada Pública serão contemplados gratuitamente com o acervo das Minibibliotecas, mediante assinatura do Termo de Recebimento e Responsabilidade.

Criado em 2003, o Projeto Minibibliotecas é resultado da parceria da Embrapa com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Mais de 4 mil kits já foram entregues em todo o País.

Para mais informações sobre esta Chamada Pública, consulte o site www.embrapa.br/minibibliotecas

(Jornal da Ciência com Ascom/Embrapa)

Data: 10/11/2014