UFCG foi uma das instituições mais pontuadas em seleção realizada pela Embrapii

Revelação foi feita pelo presidente da empresa ao jornal Valor Econômico

Em entrevista dada ao jornal Valor Econômico, o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), José Fernando de Oliveira, revelou que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), obteve uma das maiores pontuações entre as 10 instituições selecionadas para se tornar uma unidade de pesquisa credenciada pela empresa.

"A nossa seleção contou com uma parceria com a Fundação Fraunhofer, e, no caso do CEEI/UFCG, as avaliações coincidiram com as nossas. Eles foram muito bem classificados pela fundação porque são, de fato, muito competentes na área de automação", afirma, na matéria, o presidente da Embrapii.

As unidades credenciadas terão acesso, em conjunto, ao montante de R$ 1,4 bilhão destinado a projetos de investimentos em inovação. Na UFCG, as áreas de competência propostas são para desenvolvimento de software e automação.

A Embrapii foi instituída no ano passado como organização social pelo Poder Público Federal e tem como objetivo apoiar instituições de pesquisa tecnológica para que executem projetos de desenvolvimento em cooperação com empresas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco nas pesquisas aplicadas para inovação.

Dentre as instituições selecionadas estão o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Coppe, da UFRJ, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia.

(Kennyo Alex - 07.11.14)

Data: 10/11/2014