I Expedição da Guerra de Doze: pelos caminhos dos "Guerreiros da Salvação" é realizada no Cariri

Foi realizada no último sábado, 1 de outubro, a I Expedição da Guerra de Doze: pelos caminhos dos "Guerreiros da Salvação", nos municípios de Camalaú, Monteiro, Prata e Sumé. Organizada pelos professores Antônio Mariano, Ezequiel Sóstenes e Marden Souza, a expedição percorreu os cenários onde transcorreram as batalhas de 1912 entre as tropas em favor de Augusto de Santa Cruz Oliveira (o Cangaceiro Doutor) e em favor do seu inimigo político, o Coronel Pedro Bezerra da Silveira Leal.

A Expedição destacou parâmetros comparativos entre os contextos socioeconômico e político da época em estudo e o atual, referentes ao Cariri Ocidental paraibano. Os aspectos do coronelismo e dos seus resquícios na relação do poder opressor na região também foram colocados em questão.

Participaram da expedição alunos e professores da Escola Estadual Pedro Bezerra Filho (Escola que leva o nome do filho de um dos personagens deste fato histórico), membros do Capítulo DeMolay Príncipes dos Cariris, Bacamarteiros da cidade de Camalaú, professores e integrantes da UFCG, empreendedores da área turística, técnicos da EMATER e munícipes das cidades visitadas.

Na oportunidade foi lançado mais uma obra do professor e escritor Antônio Mariano Sobrinho, esta, alusiva ao tema em estudo, tendo como título "A Guerra de Doze: cem anos depois.

(Rosenato Barreto, com informações de Ezequiel Sóstenes)

Data: 04/11/2014