UFCG constrói Biotério no campus de Cuité

Espaço será utilizado em pesquisas nutricionais com animais

O Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus de Cuité, está dando continuidade à conclusão da construção de seu Biotério. O espaço esta sendo edificado nas proximidades do Ginásio Poliesportivo do CES e terá a finalidade de manter animais alojados em condições adequadas, visando seu bem estar, para que possam ser utilizados em pesquisas.

A área de 586 m² será composta por biotério de criação e experimentação animal. No local, funcionará o complexo de laboratórios de Nutrição Experimental (LANEX), onde serão confeccionadas dietas experimentais. Também, haverá salas para realização de experimentos relacionados à nutrição experimental e a nutrição esportiva, além de experimentação avaliando alterações comportamentais e metabólicas.

O valor de investimento na obra é de R$ 705.116,52 e previsão é de que o prédio seja concluído em julho de 2015.

Quando for entregue, o Biotério beneficiará todos os alunos de graduação e pós-graduação do CES que buscam realizar pesquisas de compostos ou alimentos utilizando animais de laboratório (testes in vivo).

Para a coordenadora do curso de Nutrição do CES, professora Juliana Késsia Soares, a construção deste espaço representa a expansão e aprimoramento de pesquisas realizadas em um campus em expansão.

“Os laboratórios instalados no novo Biotério irão contribuir para uma melhor formação de alunos de graduação e pós-graduação, propiciando parcerias entre centros da UFCG e demais universidades. Além disso, facilitará a solicitação de recursos financeiros aos órgãos de fomento, ampliando os campos de atuação dos futuros profissionais. É mais uma maneira de evitar que o aluno precise se reportar a grandes centros para se especializar”, destaca a docente.

(Ascom/CES – 23.10.14)

Data: 23/10/2014