Alunos da UFCG concorrem a prêmio internacional

Pesquisa torna mais eficiente o uso da rede elétrica na transmissão de dados

Cinco alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão concorrendo ao prêmio de Melhor Artigo Científico em um dos mais importantes eventos internacionais da área de desenvolvimento de circuitos integrados (chips): a IP SOC Conference, que será realizada em Grenoble, na França, nos dias 5 e 6 de novembro.

Elton Brasil, Victor Perone, Thiago Ferreira e Plateny Ponchet (Engenharia Elétrica) e Paulo Ribeiro (Ciências da Computação) concorrem ao Best Paper 2014 com o trabalho Modulação Digital para comunicação via rede elétrica usando Algoritmo CORDIC.

A pesquisa faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido no Laboratório de Arquiteturas Dedicadas (LAD), da UFCG, sob a orientação dos professores Elmar Melcher, Joseana Fechine e Marcos Morais, que visa ao desenvolvimento de um processador dedicado para comunicação via rede elétrica.

“É uma tecnologia que busca utilizar a rede elétrica como meio de enviar e receber informação, tecnologia conhecida por Power Line Communication (PLC)”, explica Elton Brasil, 24 anos. “Nosso artigo apresenta um Modulador Digital para PLC, estruturado em robustos algoritmos e com baixo consumo de energia, característica que o torna relevante para ser implementado em chip ou sistemas embarcados”, resume.

Elton atualmente é aluno visitante na Yonsei University, na Coreia do Sul - através do Programa Ciências sem Fronteiras - onde desenvolve pesquisa sobre redução de consumo de energia em processadores. Ele representará a UFCG na IP-SOC 2014, na França.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 13.10.14)

Data: 13/10/2014