UFCG e UEPB discutem parceira de projeto artístico

Instituições articulam apoio científico a trabalho da artista plástica Denise Milan

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, recebeu na última quinta, 09, o pró-reitor de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Chico Pereira, para a discussão de uma parceira em um projeto artístico a ser desenvolvido na Paraíba pela artista plástica e pesquisadora Denise Milan, envolvendo minerais, notadamente o quartzo.

Os trabalhos desenvolvidos por Denise Milan primam pela inserção da geografia física e histórica do local onde são sediadas suas obras artísticas. A ideia do projeto é aproveitar a enorme riqueza mineral da Paraíba, bem como os cursos de formação e pesquisas mineralógicas da UFCG, além de contar com o apoio científico das instituições que integrarem o projeto, a exemplo da UEPB e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A atividade abrangerá professores, alunos, artistas e artesãos, além de indústrias locais e diversas instituições privadas e públicas

Durante a reunião, ficou estabelecido que, na próxima visita da artista ao estado, será formada uma caravana para percorrer alguns locais que possivelmente estarão na base do projeto, a exemplo da Pedra do Ingá, devido às suas inscrições, o Lajedo de Pai Mateus – cenário escultórico natural – entre outros pontos essenciais para a obra e a artista, que se utilizará das rochas e pedras paraibanas como matéria-prima de seu trabalho.

Também estiveram presente à reunião a artista Denise Milan, o vice-reitor da UFCG, Vicemário Simões, o professor do Departamento de História da UFPB, Francisco de Sales Gaudêncio, e o professor da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia da UFCG, Jo´se Avelino Freire, entre outros membros da comunidade acadêmica.

Mais sobre Denise Milan

Nascida em São Paulo, em 1954, Denise Milan é escultora e artista multidisciplinar experiente. Uma das articuladoras do movimento Arte Pública no Brasil, é ativista na sua difusão em seu país e internacionalmente. Ela usa a pedra como seu eixo criativo, executa obras nas áreas de arte pública, escultura, artes cênicas, poesia, impressão e vídeo-arte. Milan já expôs seu trabalho em uma grande variedade de instituições em São Paulo, Brasília, Salvador, Belém, Londres, Nova York, Washington, Chicago, Hannover, Chapingo, Hakone, Osaka, Taiwain e Paris.

Atualmente, Milan está realizando um grande projeto em Pernambuco, que já dura quatro anos. Quando finalizada, a obra se constituirá em um grande lago artificial e 26 cavernas talhadas manualmente, com representações estéticas relacionadas à natureza mineral e formadas por grandes esculturas.

(Ascom/UFCG, com dados da Assessoria de Imprensa da UEPB - 13.10.14)

Data: 13/10/2014