Dificuldades para escolher o tema do TCC? Confira essas dicas e saiba o que fazer

Conheça as etapas para a escolha e comece sua pesquisa

Todo final de ano, os universitários que estão se encaminhando para o último ano enfrentam o mesmo drama: o que pesquisar para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)?

Realmente, a escolha não é nada fácil. O tema precisar ter embasamento teórico e material suficiente para dar fôlego à sua pesquisa, é obrigatório considerar as condições financeiras e o tempo disponível para a realização do trabalho. Além disso, é melhor que seja algo que você goste para que a pesquisa não se torne um grande sacrifício.

O importante para fazer a escolha certa é pensar em etapas. Veja o passo-a-passo que a Universia Brasil preparou e torne a sua decisão mais fácil.

Tenha mais de uma opção

Longe de ser sinal de indecisão, trabalhar com vários tópicos é o primeiro passo para uma escolha consciente. Faça uma lista com pelo menos 3 temas de seu interesse, em ordem de preferência. Dessa forma, se você tiver algum problema com sua primeira opção, sempre há um plano B.

Pesquise antes de escolher

Antes de propor o tema para sua pesquisa, certifique-se de que ele é viável. Pesquise quantas fontes, entre livros, documentos, artigos, filmes e até mesmo sites você pode dispor. Apesar de a internet ser uma fonte vital de informações, não é adequado basear toda a sua monografia nela. Se você encontrar apenas material online, repense sua escolha e escolha outro tema da sua lista, conforme indicado na dica anterior.

Confira se seu tema ainda não foi abordado

Uma das maiores frustrações de pesquisadores é descobrir que seu tema já foi objeto de estudo de outra pessoa. Para evitar a decepção de elaborar um projeto de pesquisa e descobrir que ele não é válido, faça pesquisas acadêmicas e use como base os arquivos das instituições de ensino (principalmente a sua).

(Universia)

Data: 03/10/2014