UFCG inicia em outubro credenciamento de empresas para desenvolvimento de software e automação

Instituição é a única universidade do Nordeste credenciada como unidade de pesquisa da EMBRAPII

No próximo mês de outubro, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai dar início ao processo de credenciamento de empresas do setor industrial interessadas em desenvolver projetos na área de software e automação através de parceria.

O Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da instituição foi credenciado, no último dia 29, como unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

A ideia é estimular a cooperação entre instituições de pesquisa científica e tecnológica e empresas industriais, explorando a sinergia entre ambas e estimulando a transferência de conhecimento, contribuindo assim para o aumento da intensidade tecnológica e capacidade de inovação da indústria brasileira.

Uma das estratégias é fortalecer a capacidade resposta da base de pesquisa nacional às demandas tecnológicas empresarias, tendo como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

Além da UFCG, apenas outras nove instituições de pesquisa em todo o Brasil foram credenciadas e terão acesso, em conjunto, ao montante de R$ 1,4 bilhão para o financiamento dos projetos.

De acordo com o professor Hyggo Almeida, responsável pela proposta de credenciamento da UFCG, o prazo do contrato para desenvolvimento de projetos é de seis anos e os projetos terão valores diversos. Segundo ele, esta é uma ótima oportunidade para a UFCG. “Nossa instituição é a única do Nordeste que foi credenciada e isso vai aumentar a interação da universidade com a indústria”, afirma.

Os projetos serão credenciados através da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTecPb).

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 11.09.14)

Data: 11/09/2014