topo_cabecalho
Estudante do campus de Sumé apresenta trabalho científico em evento na Grécia

O estudante do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, Klebernilson de Oliveira Lima, teve aprovação de um artigo científico intitulado Seed growth rate and seed filling duration of castor subjected to different air temperatures (a influência da temperatura do ar sobre a duração das fases de enchimento e expansão da semente da mamona), no 26th Annual Meeting of the Association for the advancement of Industrial Crops (Reunião Anual da Associação para o Avanço de Culturas Industriais), que será realizado de 13 a 19 de setembro em Atenas, Grécia.

 

O trabalho é fruto de uma pesquisa que o estudante está desenvolvendo na Embrapa Algodão onde atua como bolsista PIBIC/CNPq. Seu artigo foi selecionado como os cinco melhores e em virtude disso, ele foi agraciado com uma bolsa de mil Euros para as despesas com a viagem. O aluno participará do evento como representante da UFCG e da Embrapa Algodão e fará apresentação oral do seu trabalho.

 

A Association for the advancement of Industrial Crops (AAIC) é uma organização educacional e científica internacional, sem fins lucrativos criada em maio de 1979 para incentivar e promover as atividades das pessoas envolvidas na produção, processamento, desenvolvimento e comercialização de culturas e produtos industriais derivados de culturas industriais.

 

Dos membros da AAIC, 40% estão em universidades ou faculdades, 32% estão em órgãos do governo, 19% estão na empresa ou indústria, 9% são aposentados ou cidadãos privados, 33% são cientistas ou engenheiros agrícolas, 21% são os químicos e engenheiros químicos, 10% são geneticistas, 6% estão no mercado especialistas, 58% estão em pesquisa e desenvolvimento, 17% estão em administração ou gestão, 5% estão em produção agrícola. A AAIC é dividida em 5 grupos de pesquisa: Culturas gerais e produtos, Plantas têxteis e celulósicas, Plantas medicinais e nutracêutico, Borracha natural e resinas, e Oleaginosas.

 

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)


Data: 10/09/2014