29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo - Informativo 3

Roberto Farias Ferreira

O SIASS dando continuidade ao calendário do Ministério da Saúde vem publicar para conhecimento da comunidade universitária informativos referentes à Saúde e Qualidade de vida no Trabalho.

Porque fumar, Porque não fumar!!!

É visível o uso do cigarro nos mais diversos ambientes em que convivemos, no que se refere a nossa instituição UFCG não é diferente. Hábito comum na Universidade por ser um espaço público e de dimensões comparadas a de um grande bairro assim sendo conhecida como “Cidade Universitária”, onde convivem milhares de almas, fazendo parte dos mais variados, conceitos, credos, raças, ideologias, opiniões e profissões.

Mas porque fumar, porque não fumar? Hábito conhecido pelo homem desde que mundo é mundo usado em momentos religiosos, sociais, além de lenitivo contra os mais diversos problemas que afligem o homem moderno. Se estou ansioso fumo um cigarro. Se estou preocupado, fumo um cigarro. A prova que esta difícil fumo um cigarro. Tenho que terminar este mestrado, fumo um cigarro. Preciso relaxar, fumo um cigarro. Prestação do carro, escola das crianças, contas e mais contas fico estressado, fumo um cigarro.

E aos poucos sem perceber vamos nos tornado dependentes do fumo, e quando damos conta nosso sistema, circulatório, respiratório, digestivo, celebro, ossos, boca, laringe traquéia entre outros estão todos comprometidos, e ai a máquina começa a falhar. E agora o que fazer. Meu raciocínio, já não é o mesmo, canso rápido, minha respiração não esta legal, não produzo mais como antes, minha pele esta envelhecida, meu desempenho sexual não é o mesmo, ando faltando muito no trabalho. Tive um AVC. Contrai uma Pneumonia. E agora?

Este hábito, outrora teve um incentivo milionário do marketing cinematográfico, através dos grandes filmes e grandes artistas que nos incentivavam através das grandes telas de cinema ao costume de fumar. Somado ao advento da televisão se fortificou mais ainda, onde tivemos como exemplo grandes artistas brasileiros em suas novelas inesquecíveis, nossos ídolos que tomamos como exemplo nos convidavam a participar deste grande momento que era “sua primeira tragada”.  E com isto vieram os prejuízos para a nação e para sociedade, com famílias perdendo seus parentes por diversos problemas irreversíveis de saúde, o Governo Federal com gastos através de programas de incentivo ao combate deste mal a saúde dos trabalhadores, Órgãos Públicos, através de campanhas, pagamento de indenizações e tratamentos e o mercado de trabalho com perca expressiva de profissionais qualificados nas mais diversas áreas de trabalho.

Mas a humanidade por mais lenta que seja para mudanças, um dia muda e assim aos poucos os velhos costumes se vão e os novos chegam, trazendo outras opiniões e entendimentos sobre novas atitudes e padrões. Hoje as instituições públicas e privadas, através de campanhas conscientizam os seus colaboradores a praticar mudanças dentro e fora das corporações através de conceitos como de Qualidade de Vida, métodos e técnicas sobre Inteligência Emocional, Coaching, Liderança participativa entre outros, tentando assim mostrar a sociedade como um todo, que a mudança de hábito envolvendo corpo, espírito e mente é o cardápio da vez, divulgando através de campanhas e números que o antigo hábito de fumar já não é o prato do dia e que nosso estado de corpo, espírito e mente esta em primeiro lugar, acima de qualquer outro que venha nos prejudicar, prejudicar nosso futuro e o futuro de nossa geração.

Portando se você ainda tem duvida quanto à questão PORQUE FUMAR, PORQUE NÃO FUMAR??? Pergunte-se qual a vantagem e calcule o custo beneficio em investir em um maço de cigarros já que vivemos em um “sistema capitalista” e tire suas conclusões “lucro ou prejuízo”.

CURIOSIDADES

Fonte: ANVISA

Fumo em Ambientes Fechados

É a poluição gerada pela queima de produtos derivados do tabaco em ambientes fechados, também chamada de Fumaça Ambiental do Tabaco (FAT) (em inglês: Environmental Tobacco Smoke – ETS ou Second-hand tobacco smoke).

É composta pela soma da fumaça que sai da parte acesa mais a fumaça que é exalada pelo fumante.

Quando um cigarro é aceso, somente uma parte da fumaça é tragada pelo fumante, e cerca de 2/3 da fumaça gerada pela queima é lançada no ambiente, através da ponta acesa do produto (o mesmo ocorre com demais produtos como charuto, cigarrilhas e cigarros de palha).¹

Quando um produto derivado do tabaco é aceso, milhares de substâncias contidas na fumaça são dispersas no ambiente. Muitas dessas substâncias são tóxicas e cancerígenas, e algumas são características da fumaça do tabaco.

A Poluição Tabagística Ambiental contém praticamente a mesma composição da fumaça tragada pelo fumante: cerca de 4000 compostos, dos quais mais de 200 são tóxicos e cerca de 40 são cancerígenos. Porém, os níveis desses contaminantes lançados no ambiente são mais elevados que a na fumaça tragada pelo fumante, sendo encontrados em média, 3 vezes mais nicotina, 3 vezes mais monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça tragada pelo fumante. Isso porque a fumaça que sai da ponta acesa não é filtrada. ²

A legislação brasileira, Lei 9.294/96 e no Decreto 2.018/96, permite o fumo em áreas com isolamento adequado e ventilação satisfatória, possibilitando diversas interpretações, que acabam por expor trabalhadores e usuários de ambientes fechados, públicos e privados, à fumaça tóxica e cancerígena do tabaco, ou seja, à Poluição Tabagística Ambiental.