Reitor da UFCG entrega proposta do Projeto Tecnópolis ao prefeito Romero Rodrigues

Complexo será ocupado pelas instituições públicas de ensino superior de Campina Grande com ações de pesquisa e inovação, ensino e extensão.

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, entregou nesta terça-feira, dia 2, ao prefeito municipal Romero Rodrigues, a proposta institucional para o Projeto Tecnópolis que integrará o complexo Aluízio Campos - condomínio industrial, empresarial, logístico e habitacional - a ser construído numa área de 103 hectares, facilitando o desenvolvimento de produtos e serviços com foco na inovação.

A “Tecnópolis” será ocupada pelas instituições públicas de ensino superior de Campina Grande com ações de pesquisa e inovação, ensino e extensão.

A proposta foi desenvolvida sob coordenação da  Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex)  com a colaboração dos centros de Ensino, laboratórios e  projetos de Pesquisa e Inovação da UFCG, bem como a participação cooperativa da Fundação Parque Tecnológico.

Edilson Amorim ressaltou a competência científica e tecnológica da universidade e enumerou equipamentos que poderão ser instalados naquela área, entre eles: o Laboratório de Certificação em Biomateriais (Certibio), Núcleo de Engenharia da Mobilidade (Nemo), Laboratório Vivo da Engenharia Agrícola, Laboratório de Resíduos Sólidos, Polo Cinematográfico, Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Regional e o Museu de Ciência e Tecnologia.

Romero Rodrigues solicitou ao reitor que lidere a articulação com as demais instituições que farão parte da Tecnópolis para definir um conceito de ocupação e estabelecer uma programação efetiva; como também, o agendamento de um reunião com os integrantes do projeto para a formulação de uma proposta conjunta.

O secretário municipal de Planejamento, Márcio Caniello, pediu a colaboração da UFCG na realização do levantamento planimétrico cadastral, ensaios geotécnicos e projetos executivos de infraestrutura. Também participaram da reunião, o secretário municipal de Obras, André Agra, e o ex-presidente da  secretário municipal de Empresa de Urbanização da Borborema (Urbema), Gustavo Nogueira.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 02.09.14)

Data: 02/09/2014