Olimpíada Paraibana de Informática será realizada neste sábado em Campina Grande

Acontecerá neste sábado, dia 23, no Colégio Motiva Jardim Ambiental, em Campina Grande, a VII Olimpíada Paraibana de Informática (OPI), nas modalidades Iniciação e Programação, destinadas aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Cerca de 800 alunos inscritos de escolas públicas e privadas de Areia, Campina Grande, Guarabira, Picuí e João Pessoa participarão da prova.

É mais uma oportunidade que os alunos possam despertar e aprimorar seus conhecimentos em Lógica, Programação e Algoritmos, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável.

A modalidade Iniciação é destinada a alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Já a modalidade Programação é destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e para alunos do Ensino Médio.

A Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) visa despertar nos alunos o interesse pela Ciência da Computação, além de motivar, preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a Olimpíada Brasileira (OBI) e Internacional de Informática (IOI), e a competição ACM International Collegiate Programming Contest.

A Olimpíada Paraibana de Informática surgiu em 2008 e foi pioneira em nível estadual em realizar competições para alunos do ensino fundamental ao superior. Faz parte de uma das atividades do projeto olímpico da UFCG coordenado pelo professor Rohit Gheyi, do curso de Ciência da Computação. Desde 2008, mais de 120 alunos foram premiados nas mais importantes competições nacionais e internacionais de programação.

(Carlos Leão – Asscom/CEEI/UFCG)

Data: 22/08/2014