Técnicos da Ebserh concluíram os trabalhos no HUJB

A equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que esteve em Cajazeiras para avaliar e dimensionar os serviços que Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) prestará a população sertaneja, concluiu o trabalho já na noite da quarta-feira, 20, e pelo que foi possível extrair nas reuniões, segundo a direção da unidade hospitalar, é que a avaliação inicial foi positiva, no que se refere à implantação de novos serviços e ampliação dos já existentes, já que a proposta é focar o atendimento na saúde da mulher e da criança.

O relatório ainda vai ser fechado em Brasília, após as definições de pequenos ajustes ligados ao setor de arquitetura e engenharia e de outros atendimentos, mas a médica Ana Paula Veiga e a enfermeira Cristiene Coimbra, ligadas à direção de Assistência a Saúde da Ebserh, trabalharam de forma afinada com a direção do HUJB (Mônica Paulino e Marcelo Pinheiro) e da administração da UFCG (Antonio Fernandes e Dr. Homero Gustavo).

Falta definir, por exemplo, se o HUJB terá o serviço de mamografia, de forma a complementar toda assistência à saúde da mulher, já que o Hospital passará a atender aos casos, na área de obstetrícia, de média e alta complexidade, inclusive com UTI neonatal. Também foi sugerido que o HUJB passe a atender as pequenas cirurgias pediátricas, mas está praticamente descartado leitos na UTI para a pediatria.

Outro ponto sugerido, que falta ser oficializado, está relacionado ao atendimento ambulatorial do HUJB, que poderá ser feito no PAPS das Casas Populares, com o serviço sendo desmembrado da Prefeitura como ocorre atualmente, já que lá funciona uma UBS.

Novo Hospital Universitário

Com relação à construção do novo Hospital Universitário de Cajazeiras, o reitor da UFCG, Edilson Amorim, participou, na última segunda-feira, em Brasília, de uma reunião relacionada ao assunto.

No próximo sábado, 23, ele estará em Cajazeiras para uma reunião, onde repassará as novidades com relação ao investimento, cujos recursos estão garantidos pelo do Governo Federal.

(Adjamilton Pereira - Jornal da Paraíba.com.br)

Data: 21/08/2014