Quatro alunos da UFCG são finalistas do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário

Pelo quarto ano consecutivo, alunos do curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão entre os finalistas do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário. Este ano, foram mais de mil trabalhos inscritos, dos quais apenas 60 foram selecionados.

Entre os seis finalistas da região Nordeste, quatro são da UFCG: Edson Martone Henrique Vieira, Klivisson Dennison Campelo dos Santos, Luana de Araújo Palmeira e Luciana Marta Vilar Mayer.

“Independente da premiação, o importante é que nossos alunos estão, a cada ano, se destacando ainda mais e a UFCG tem se referenciado nacionalmente como um polo de Design de Produtos, com uma capacidade criativa capaz de competir com instituições de renome. Isso tudo é fruto de um trabalho galgado na confiança e na cumplicidade entre alunos e professores, em busca da excelência nos seus projetos”, ressaltou o coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Design, professor Itamar Ferreira.

No ano passado, a UFCG conquistou o primeiro lugar da premiação com o projeto de uma cadeira articulável, desenvolvido pelo aluno Danilo Vitorino, que já havia sido agraciado com menção honrosa no ano anterior, em 2012. Nos dois projetos, foi orientado pelo professor Itamar.

O Prêmio

Criado em 2006, o Prêmio TokStok é voltado a estudantes de design de produto, arquitetura e design de interiores de todo o Brasil, que são desafiados a criar um móvel ou sistema construtivo sob um tema específico a cada ano. Nesta nona edição, o desafio foi o desenvolvimento de um banco/banqueta funcional e comercial.

Os nomes dos vencedores serão anunciados em novembro, durante a cerimônia de premiação, em São Paulo. O primeiro colocado receberá R$ 10 mil, o segundo R$ 7 mil e o terceiro, R$ 4 mil, Todos também serão premiados com a produção do protótipo.

Os projetos vencedores, se considerados viáveis industrialmente e comercialmente, poderão fazer parte da linha de produtos da Tok&Stok. Além do prêmio, serão pagos ao designer royalties de 5% do custo do produto, descontando os impostos. O produto também será classificado dentro da coleção Tok&Stok como produto de "design assinado".

(Marinilson Braga e Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 20.08.14)

Data: 20/08/2014