topo_cabecalho
Curso de Agroecologia da UFCG é reconhecido pelo MEC

Graduação recebeu conceito 4, numa escala que vai até 5

 

O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, recebeu conceito 4, em uma escala de pontuação do Ministério da Educação para reconhecimento dos cursos de graduação que vai de 1 a 5.

 

“Estou muito feliz com o momento vivenciado e com o anúncio do reconhecimento do nosso Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia. Saiu o resultado do relatório final do processo de avaliação e, como esperávamos, fomos vitoriosos com a aprovação e, segundo os avaliadores, considerando, portanto, os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas orientações do Ministério da Educação, nas Diretrizes da CONAES e do instrumento de avaliação, o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Campus de Sumé apresentou um perfil muito bom de qualidade e, portanto ficou avaliado com esse conceito 4”, destacou o coordenador do curso, professor Renato Isidro.

 

“Cumprimos com sucesso e êxito a nossa missão de cada dia mais fazer valer o nosso potencial, enquanto professores, técnicos, alunos e gestores deste Centro”, disse. “Gostaria de agradecer a todos da comunidade acadêmica e a gestão pelo apoio e colaboração de forma direta ou indireta ao sucesso da exitosa visita dos avaliadores”.

 

“Todos nós somos os pilares do nosso curso, valorosos professores, determinados alunos e colaboradores técnicos, pois com os nossos pontos fortes, fomos cumpridores dos nossos deveres e compromissos”, finalizou.

 

O curso

 

O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia objetiva formar profissionais para planejar, analisar, executar e monitorar sistemas de produção agropecuária, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado promovendo o manejo ecológico de sistemas de produção e da agrobiodiversidade, processos de certificação de sistemas agroecológicos, gestão, processamento e comercialização da produção agropecuária ecologicamente correta, utilização de metodologias participativas na organização da produção e da pesquisa. O conhecimento da produção agropecuária e de ecossistemas, legislação ambiental, a visão crítica das relações sociais de produção, a aplicação metodológica de princípios do desenvolvimento sustentável, trabalho em equipe, sensibilidade e ética são requisitos à atuação desse tecnólogo.

O profissional da Agroecologia pode atuar interdisciplinarmente em programas e projetos agroecológicos, em propriedades rurais, em processos agroindustriais e na certificação de produtos, e em pesquisas científicas. Uma área de atuação que também se apresenta para este profissional é a da educação ambiental. Sua atuação tanto pode ser a de consultor autônomo quanto à de especialista vinculado a órgãos públicos, empresas particulares ou organizações não-governamentais.

 

(Rosenato Barreto -CDSA/UFCG)


Data: 18/08/2014