Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação aprova proposta da UFCG

Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar será implantado em Cuité. Campi de Patos e Sumé receberão duas unidades acadêmicas especializadas

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi habilitada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do MEC e vai implementar ações de apoio ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Uma proposta da instituição, aprovada pela Coordenação Geral do PNAE, prevê a criação de um Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) no campus de Cuité, além de duas unidades acadêmicas especializadas (UAE), nos campi de Patos e Sumé, em cooperação com o campus de Pombal.

A ideia é promover ações de atendimento e orientação para segurança alimentar na rede pública de ensino destas cidades através da formação de gestores e capacitação de profissionais de saúde, educação, merendeiras e agricultores familiares.

Além destas atividades, também estão previstas a promoção de ciclos de discussão e a realização de ações em áreas rurais voltadas ao incentivo à agricultura e à sustentabilidade.

Os CECANEs são unidades de referência e apoio constituídas para desenvolver ações e projetos de interesse e necessidade do PNAE. A escolha de Cuité para sediar o CECANE deve-se à presença do curso de Nutrição no campus e à experiência comprovada do corpo docente no desenvolvimento de pesquisas e extensão nas temáticas pertinentes ao edital do FNDE.

Nos campi de Patos, Pombal e Sumé, onde serão implantadas as unidades acadêmicas especializadas, estão sendo realizadas pesquisas e projetos nos campos da engenharia de biossistemas, biotecnologia, qualidade de produção de alimentos, epidemiologia, promoção de saúde, cardiologia e saúde coletiva, manejo agroecológico do solo, entre outros.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 07.08.14)

Data: 07/08/2014