UFCG sedia Olimpíada Paraibana de Informática

Participaram da competição 160 alunos dos ensinos médio e superior

Aconteceu no último sábado, dia 02, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a VII Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) modalidade do Nível Superior. Esta foi mais uma oportunidade para alunos de nível superior aprimorarem e aprofundarem seus conhecimentos em Programação e Algoritmos, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável.

Participaram160 alunos de Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, João Pessoa e Rio Tinto, entre as instituições parceiras foram : IFPB-Cajazeiras, IFPB-Campina Grande, IFPB- João Pessoa, IFPB-Guarabira, GEO-João Pessoa, Motiva- Campina Grande, Motiva – João Pessoa, UFPB-João Pessoa e UFPB-Rio Tinto.

Por volta de 20% dos inscritos são jovens talentos do ensino médio com destaque no cenário nacional em competições de programação, dividido em 56 equipes. Eles também participaram desta competição destinada a alunos do ensino superior.

A OPI Nível Superior consiste em uma maratona de programação com times formados por três pessoas de instituições de nível superior de ensino. Cada time possui cinco horas para resolver de 8 a 12 problemas. Quem resolver mais problemas, em menos tempo e com menos erros, vence a competição.

Podem participar os alunos matriculados em curso de ensino superior em Ciência da Computação até o primeiro ano no mestrado.

A Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) visa despertar nos alunos o interesse pela Ciência da Computação. Além disso, a olimpíada pretende motivar, preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a Olimpíada Brasileira (OBI) e Internacional de Informática (IOI), e a competição ACM International Collegiate Programming Contest.

A competição surgiu em 2008 e foi pioneira em nível estadual em realizar competições para alunos do ensino fundamental ao superior. Ela faz parte de uma das atividades do projeto olímpico da UFCG coordenado pelo Prof. Rohit Gheyi do curso de Ciência da Computação. Desde 2008, mais de 120 alunos foram premiados nas mais importantes competições nacionais e internacionais de programação.

(Carlos Leão, Asscom/CEEI/UFCG)

Data: 04/08/2014