Dezoito universidades brasileiras aparecem no ranking das melhores do mundo

Novo ranking das mil melhores universidades do mundo coloca 18 instituições públicas brasileiras na lista.

Um novo ranking das melhores universidades do mundo, Center for World Uniersities Ranking (CWUR), foi divulgado neste mês. Nele, foram indicadas as mil melhores universidades do mundo, sendo quedezoito dessa lista são brasileiras e todas públicas.

Segundo o ranking, a melhor universidade brasileira é a USP (Universidade de São Paulo), que aparece na posição de número 131. Em seguida, aparecem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 329ª posição,Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 437ª, Universidade Federal de Minas Gerais, 497ª.

A lista inclui ainda, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (585ª), Universidade Federal de São Paulo (626ª), UNESP (683ª), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (845ª), Universidade Federal Fluminense (852ª), Universidade de Brasília (894ª), Universidade Federal de Santa Catarina(898ª), Universidade Federal de Santa Maria (919ª), Universidade Federal de São Carlos (925ª),Universidade Federal do Paraná (929ª), Universidade Federal do Pernambuco (940ª), Universidade Federal do Ceará (964ª), Universidade Federal da Bahia (967ª) e Universidade Federal do ABC(983ª).

As três primeiras posições do ranking foram ocupadas por universidades norte-americanas: Harvard,Standford e Massachusetts Institute of Technology, respectivamente.

Vale dizer que os critérios usados para a elaboração do ranking são qualidade do ensino, empregabilidade dos ex-alunos, prêmios, número de estudos publicados, grau de influência no mundo acadêmico entre outros.

(Universia)

Data: 31/07/2014