Equipe da UFCG desenvolve atividades do Projeto Rondon em Minas Gerais

Uma equipe da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está desde o último dia 22 na cidade de Mirabela, MG, desenvolvendo atividades no Projeto Rondon, em conjunto com a Sociedade Educacional Treze de Maio, do Rio Grande do Sul (SETREM).

Coordenada pelas professoras Nadege Dantas (CDSA) e Gigliola Bernardo (CES) a equipe, formada por oito alunos de diversas áreas, está desenvolvendo atividades nas áreas de Educação, Cultura, Saúde e Direitos Humanos e Justiça.

Nesta primeira semana de intenso trabalho, a equipe promoveu  a “Feira da Saúde” na praça principal da cidade. O evento beneficiou a população mirabelense nos diversos serviços de saúde e cidadania, levando orientações sobre os cuidados com a saúde, aferição da pressão arterial, realização de exames, teste de glicemia, orientação nutricional e de saúde bucal.

A equipe também realizou um “arraiá” na casa de idosos Mãe Rainha. “Foi uma tarde de muita alegria, com atividades de alongamento, dança e beleza, promovendo uma melhor qualidade de vida àquele público tão carente de atenção e carinho”, comentou a estudante Maximiliana Melo, que integra a equipe.

À noite, foi promovida uma exibição de filmes de curta metragem, denominado “Comunicurtas”, junto com um Sarau Poético, promovidos pelas rondonistas dos cursos de Ciências Sociais e Comunicação Social. A partir da exibição de cada filme, o público interagia com os rondonistas, com discussões sobre a temática, alternando com leitura de alguns poemas.

(Ascom/UFCG, com dados de Maximiliana Melo)

Data: 28/07/2014