topo_cabecalho
Artigo - O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Roberto Farias Ferreira

 

O SIASS Unidade - Campina Grande / Setor de Vigilância Ambiental referencia  o  dia 27 de julho, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, enfatizando temas a respeito de prevenção de acidentes de trabalho em atividades executadas pelos servidores e trabalhadores terceirizados da UFCG. Esta data tornou-se oficial em 27 de julho de 1972 em virtude da publicação de portarias que regulamentou a formação técnica da equipe de Segurança e Medicina do Trabalho.Sendo assim no período de 25 de julho a 10 de agosto o SIASS / Vigilância Ambiental publicará informativos referentes a Prevenção de Acidentes do Trabalho.

 

Esta data é comemorada em todo o Brasil. Podemos dizer que é um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho. Ao longo do tempo, um conjunto de medidas legislativas foram aplicadas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores.

 

Esteja sempre atento aos prováveis riscos em seu ambiente de trabalho.

 

Antes de executar qualquer atividade no ambiente de trabalho deve-se utilizar a prática de Análise Preliminar de Tarefas, pois esta lhe mostrará a maneira de minimizar a possibilidade de que este venha ocorrer.

 

Você, como colaborador em seu ambiente de trabalho, deve ter em mente que é muito importante trabalhar com a CISSP - Comissão Interna de Saúde do Servidor Público, em atividades que apresentem riscos ambientais, aplicando ferramentas que contribuir para prevenção de acidentes e venham ajudar a analisar as prováveis causas de acidente.

 

Mesmo que um acidente não represente dano material ou à saúde, suas causas devem ser analisadas em detalhes. Na análise preliminar de tarefas procure sempre verificar:

 

- As instalações do ambiente lhe dão condições de executar a tarefa?

- Os equipamentos utilizados estão em perfeita ordem?

- Todos os funcionários estão devidamente treinados, capacitados ou são qualificados para executar a tarefa?

- Os equipamentos de segurança são adequados para a operação dos equipamentos?

 

Use a prática do Brainstorming (tempestade de ideias) pois o questionamento mais simples poderá lhe ser útil para o esclarecimento da investigação, indagando até que se esgote todas as possibilidades de verificação, fazendo quantas perguntas achar necessário até que tenha a clareza de que a todas hipóteses foram esgotadas.

 

Todo acidente precisa ser analisado, para encontrarmos as suas causas. Mesmo eventuais acidentes que possam ter acontecido por falta de atenção do funcionário, devem ser investigados e analisados.

Caso venha ocorrer um acidente os presentes devem ter participação ativa durante a análise colaborando com detalhes, sugestões e ideias de melhorias. Afinal, é a rotina, a prática que vai mostrando como minimizar a ocorrência de risco de acidente em seu ambiente de trabalho.

 

SIASS / Vigilância Ambiental

 

Este setor tem como objetivo: analisar solicitações referentes aos adicionais de insalubridade, periculosidade e irradiação ionizante por exposição a Raios X, bem como executar inspeções em ambientes de trabalho, podendo propor medidas de prevenção e correção nos ambientes e processos de trabalhono que diz respeito a boas práticas de Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho.

 

Equipe SIASS / Vigilância Ambiental

 

Medicina do Trabalho

Dr. Ademir Costa Wanderley

Dr. Geraldo Verbete

 

Engenharia de Segurança do Trabalho

Engº José Tharciso B. Borba

 

Tecnologia em Segurança do Trabalho

Monica Maria Xavier Barbosa

 

Técnico em Segurança do Trabalho

Roberto Farias Ferreira

 

Email: siass.va@ufcg.edu.br

Telefones: 21011332/210111982

 

 

Roberto Farias Ferreira é servidor da UFCG


Data: 25/07/2014