topo_cabecalho
Histórias do romanceiro medieval serão apresentadas na UFCG

Nesta segunda-feira, dia 14, o Grupo Romanceiro da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) apresentará o espetáculo musical/teatral Histórias Cantadas, do romanceiro medieval aos cantares do Nordeste,

 

“Trata-se de uma contação de histórias de origem medieval, toda cantada, em versos de fácil memorização, como faziam os menestréis do Séc. X”, explica a professora Eliane Lisboa, do curso de Arte e Mídia, que dirige o espetáculo.

 

De acordo com ela, as canções serão intercaladas com momentos de conversa informal com o público, com a narrativa da história do romance, suas principais características e sua disseminação pela Península Ibérica, África e América Latina.

 

O trabalho é fruto do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, Edição Patativa do Assaré, e busca divulgar o romanceiro medieval ainda presente na tradição oral, particularmente em comunidades do Nordeste.

 

A apresentação, que tem início às 18h30min, no Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, contará com a participação dos intérpretes: Aline Cruz, Aparecida Silva, Eliane Lisboa, Gustavo Menezes, Juliana Lins e Max Alves; dos músicos: Felipe Dayvson (violão e voz),  Felipe Oliveira (flauta doce e voz) e José Arimatéia Rodrigues Dias (violão e voz).

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 14.07.14)


Data: 14/07/2014