Pós-Graduação em Engenharia de Processos da UFCG chega à 150ª tese de doutorado

O programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Federal de Campina grande (UFCG) comemorou a apresentação da sua 150ª defesa de tese de doutorado. Orientada pela professora Crislene Rodrigues, a aluna Gabriela Brasileiro Campos Mota defendeu a tese “Nanocomplexos de európio com mesoiônicos 1,3-tiazólio-5-tiolato e bipiridina”.

A marca é razão de orgulho para toda a comunidade acadêmica da UFCG, afirma o diretor do CCT, Ricardo Cabral, ressaltando que “a pós-graduação de Engenharia de Processo tem contribuído para o engrandecimento também da UFCG”.

O coordenador do programa, Antonio Gilson, expressou que tal conquista é motivo de muitas comemorações. “São 14 anos de existência, com a primeira tese defendida no ano de 2002, com dedicação à pesquisa que eleva o nível da academia”, disse, afirmando que esse marco é reflexo do esforço para a formação de qualidade.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da UFCG, em nível de doutorado, foi criado pela Resolução Nº 01/99.

De natureza interdisciplinar, é constituído pela área de concentração: Desenvolvimento de Processos, com duas linhas de pesquisa: Processos Térmicos e de Separação e Desenvolvimento e Tecnologia de Materiais.

Reúne docentes das unidades acadêmicas de Física e de Engenharia Química, de Materiais, Mecânica e Agrícola, em torno de tópicos relativos à Engenharia de Processos, principalmente, através da abordagem de problemas regionais. As atividades acadêmicas durante o curso compreendem não apenas aulas expositivas, mas também trabalhos de campo, aulas práticas, projetos, trabalhos em equipe, seminários e principalmente, atividades de pesquisa e desenvolvimento.

(Ascom/UFCG - 02/07/14)

Data: 02/07/2014