UFCG divulga resultado do Concurso de Redação e Artigo Científico Expedição do Semiárido

O Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido (Peasa) e o Museu Interativo do Semiárido (Misa) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tornam de conhecimento público o resultado do V Concurso de Redação e Artigo Científico Expedição do Semiárido.

Os premiados vão ganhar uma viagem de seis dias por um rico roteiro que percorre vários municípios do Semiárido da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O objetivo do concurso é mostrar a alunos e professores as riquezas pouco conhecidas e reconhecidas do Semiárido, projetos de agricultura familiar, o turismo rural, o belo artesanato nordestino, as iguarias da cozinha sertaneja entre outras atrações.

O concurso é uma realização do Peasa/Misa, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Instituto Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque e o Sebrae, com patrocínio do Banco do Brasil, através do Programa Banco do Brasil de Patrocínios 2014, com o apoio de instituições como Comprov, Lokmaq, Unicampo e Instituto Nacional do Semiárido.

O concurso este ano vai premiar 44 expedicionários, sendo alunos de escolas públicas, escolas privadas, escolas técnicas ou profissionalizantes e seus respectivos professores orientadores, bem como cinco alunos de graduação e pós-graduação, de universidades públicas ou privadas.

Os alunos de escolas públicas, privadas ou técnicas profissionalizantes concorreram na categoria Redação e universitários concorreram na categoria Artigo Científico. Os candidatos classificados (que obtiveram melhores notas), seus professores orientadoresa bem como as escolas/universidades onde estudam ganharão também certificados. A entrega da premiação ocorrerá na próxima quarta-feira (2), às 14 horas, no Auditório José Farias de Nóbrega da UFCG, em Campina Grande.

No roteiro deste ano os expedicionários vão conhecer o Parque Estadual Pedra da Boca, em Araruna (PB); o belo pôr do sol no Lajedo de Pai Mateus e trilhas pelas belezas naturais da região, em Cabaceiras; conhecerão os engenhos, museus e as atrações culturais no Circuito do Frio das cidades de Saloá e Triunfo (PE); farão a subida ao Pico do Jabre, em Matureia (PB); conhecerão a Estância Termal Brejo das Freiras, em São João do Rio do Peixe (PB); o Parque dos Dinossauros, em Sousa; terão a oportunidade de visitar projetos de agricultura familiar para terem exemplos e novos conhecimentos de formas de convivência com o Semiárido.

A expedição ocorrerá no período de 14 a 19 de julho. O resultado com a relação dos premiados está disponíveis no portal
www.expedicaosemiarido.org.br . Mais informações pelo telefone (83) 2101 1591.

(Ascom PEASA/MISA/UFCG)

Data: 26/06/2014