Engenharia de Processos da UFCG chega a sua 150ª teses de doutorado

O programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina grande (UFCG) comemorou na última segunda-feira, dia 16, a apresentação da sua 150a defesa de tese de doutorado. Orientada pela Professora Crislene Rodrigues da Silva Morais, a aluna Gabriela Brasileiro Campos Mota defendeu a tese “Nanocomplexos de európio com mesoiônicos 1,3-tiazólio-5-tiolato e bipiridina”.

A marca é razão de orgulho para toda a comunidade acadêmica da UFCG, afirma o diretor do CCT, Ricardo Cabral, ressaltando que “a pós-graduação de Engenharia de Processo tem contribuído para o engrandecimento também da UFCG”.

O coordenador do programa, Antonio Gilson, expressou que tal conquista é motivo de muitas comemorações. “São 14 anos de existência, com a primeira tese defendida no ano de 2002, com dedicação à pesquisa que eleva o nível da academia”, disse, afirmando que esse marco é reflexo do esforço para a formação de qualidade.

Histórico:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PPGEP) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em nível de Doutorado, foi criado pela Resolução Nº 01/99 do Conselho Universitário da UFPB, de acordo com o que dispõem a Legislação Federal de Ensino Superior, assim como a da Universidade Federal de Campina Grande. De natureza interdisciplinar, é constituído pela área de concentração: Desenvolvimento de Processos, com duas linhas de pesquisa: Processos Térmicos e de Separação e Desenvolvimento e Tecnologia de Materiais. Aglutina docentes das Unidades Acadêmicas de Física e de Engenharia Química, de Materiais, Mecânica e Agrícola, em torno de tópicos relativos à Engenharia de Processos, principalmente, através da abordagem de problemas regionais. As atividades acadêmicas durante o curso compreendem não apenas aulas expositivas, mas também trabalhos de campo, aulas práticas, projetos, trabalhos em equipe, seminários e principalmente, atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Destina-se à qualificação e ao aprofundamento do conhecimento de docentes, pesquisadores e profissionais especializados na área de Desenvolvimento de Processos. O objetivo primário é a pesquisa, treinamento e formação de pessoal altamente capacitado, utilizando os princípios fundamentais da Ciência da Engenharia aplicados ao estudo dos fenômenos das transformações, operações e processos envolvidos nas indústrias de diversos setores, tais como: químico, cerâmico, plásticos, bioquímico, farmacêutico, metalúrgico, agroalimentar, entre outros.

O profissional formado tem capacidade de avaliar o impacto ambiental de determinado processo, escolher as melhores opções de matérias primas e materiais de modo a promover um uso racional dos recursos naturais tendo em vista o desenvolvimento sustentável da região. Deverá ter sólido conhecimento dos fundamentos das ciências de engenharia, na sua base multidisciplinar incluindo Fenômenos de Transporte, Termodinâmica, Matemática e Métodos Numéricos, Ciências dos Materiais e Tecnologia Ambiental, e de conhecimentos específicos de determinados processos, suas interações multidisciplinares, que o capacitará para aplicar os conhecimentos adquiridos à solução de diversos problemas de processo, e para o desenvolvimento de pesquisas de alto nível na área de Engenharia de Processos, independente do setor específico no qual serão aplicados:

(Ascom/UFCG 18/06/14)

Data: 18/06/2014