CDSA realiza colação de grau do semestre 2013.2

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, realizou na noite da última quarta-feira, 21, no Ginásio O Netão, a colação de grau das turmas concluintes dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura em Educação do Campo e Tecnologia em Gestão Pública, do semestre letivo 2013.2.

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor Vicemário Simões (representando o reitor Edilson Amorim), compondo a mesa solene juntamente com o diretor do CDSA, Vanderlan Leite, o vice-diretor Marcus Bessa, o pró-reitor de ensino da UFCG, Luciano Barosi, o coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Educação do Campo, Paulo Diniz, os coordenadores dos cursos de Educação do Campo, Socorro Silva, e de Gestão Pública, Irivaldo Oliveira e ainda a secretária de Educação de Sumé, Betânia Macedo e representantes de outros centros da UFCG.

A professora Severina Bezerra Duarte (Quinquinha) foi a paraninfa geral das turmas concluintes, homenageada na solenidade. Em seu discurso ela agradeceu a escolha de seu nome e falou sobre as suas ações enquanto gestora da Escola Agrotécnica de Sumé. Também destacou as etapas que culminaram com a criação do Campus de Sumé. Aconselhou os formandos a buscarem mais conhecimentos em novos caminhos para a sua realização profissional. “Sejam felizes nas escolhas de vocês. Tenham compromisso e coragem para enfrentar as dificuldades”, disse para os formandos. Ao final de seu discurso, ela foi agraciada com uma placa de homenagem entregue pelo vice-diretor do CDSA, Marcus Bessa, que também fez o histórico profissional da homenageada.

O diretor do CDSA, José Vanderlan Leite de Oliveira, ao se dirigir, em sua fala, aos formandos destacou que “foi uma caminhada longa que se encerra não apenas com a conclusão do curso de graduação”, “para vocês formandos, não é um ponto de chegada, mas de partida, onde serão amparados por suas convicções, suas habilidades, forças e tomarão decisões sem esquecer os valores essenciais para qualquer cidadão: ética, profissionalismo, capacidade, conhecimento, unidade, amor e deverão buscar novos horizontes”.  “hoje o sentimento de alegria não é só nosso, mas de toda comunidade do CDSA, professores, técnicos e colaboradores”, disse. “Estamos vivendo um importante momento agora e essa meta alcançada não pertence a um ou a outro, é uma conquista de todos, é a nossa conquista”, finalizou e parabenizou os formandos por esta nova etapa em suas vidas.

O vice-reitor, Vicemário Simões, falou sobre o cenário da educação brasileira, destacando a interiorização da universidade pública nos últimos anos. “Temos que continuar trabalhando para a melhoria do ensino e elevar a qualidade para responder à demanda crescente dos cidadãos que buscam ser incluídos e qualificados para assegurar a sua participação no mercado de trabalho”. “As Universidades recuperaram a sua confiança, autoestima e solidez para cumprir a sua função social”. Ele transmitiu as congratulações do magnífico reitor da UFCG, Edilson Amorim e desejou sucesso a todos os estudantes concluintes. “Provoquem seus sonhos, tenham a capacidade de sonhar que com certeza mudarão os seus caminhos e de seus familiares”, finalizou.

A oradora das turmas concluintes foi a formanda do curso de Gestão Pública, Jacquelline Oliveira. Em seu discurso ela falou sobre a importância do Gestor Público e dos princípios dessa profissão e sobre a quantidade enorme de ‘caririzeiros’ que ainda estão fora da universidade e que não tiveram a mesma sorte de estar concluindo um curso superior. “O nosso Brasil continua a gerar desigualdade social em proporções alarmantes e por isso desde a promulgação da nossa Constituição, em 1988, por mais que a democracia tenha avançado, falta muito para que possamos mudar essa realidade vergonhosa. E nós como Gestores Públicos temos um compromisso maior com a sociedade”, disse.

O juramento foi feito pelos estudantes Tereza Raquel Gomes Batista (Ciências Sociais), Isaías Pereira de Araújo (Educação do Campo) e Antonio Wallysson Tavares de Almeida (Gestão Pública). Receberam o Grau em nome dos demais concluintes de suas respectivas turmas os formandos Gillianne de Oliveira Nunes (Ciências Sociais), Gessika Campos da Silva (Educação do Campo) e Valéria Soares de Lima Sousa (Gestão Pública).

A solenidade também contou com a participação do professor Erivan Silva, do CDSA, que executou duas peças musicais e ainda o Hino Nacional para os concluintes.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 23/05/2014