Mulheres são a maioria nas inscrições do Enem 2014; prazo vai até dia 23

Segundo o Inep, mais de 2,6 milhões de mulheres já se inscreveram para prestar o Enem 2014, sendo a maioria dos candidatos. Prazo vai até esta sexta-feira (23). Provas acontecem em 8 e 9 de novembro.

Segundo dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 2,6 milhões de mulheres já se inscreveram para prestar o Enem 2014. Isso faz das candidatas maioria, uma vez que apenas 1,8 milhão de homens já se inscreveram. O prazo para realizar a inscrição vai até o dia 23 de maio. Provas acontecem em 8 e 9 de novembro.

Até as 19h desta segunda-feira (19), o Inep registrou 4.522.859 candidatos. Esses números são, em média, 19% maiores em relação aos índices da edição de 2013 do exame.

A taxa de inscrição é de R$ 35 e o pagamento deve ser efetuado até o dia 28 de maio. Estão isentos do pagamento os estudantes que comprovem a renda familiar de até 1,5 salário mínimo e os alunos da rede pública de ensino.

Com a nota do Enem é possível participar de programas como o Sisu, que oferece vagas em faculdades públicas; o ProUni, para quem deseja conseguir uma bolsa de estudo em instituições privadas do ensino superior; e o Sisutec, que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos.

Uma novidade é que em 2014 travestis e transexuais poderão utilizar o nome social para realizar a prova. Além disso, o Enem demonstra o seu caráter inclusivo ao facilitar a leitura do edital para deficientes visuais e auditivos. A nota do exame também pode ser utilizada para ingressar na Universidade de Coimbra e na Universidade da Beira Interior, ambas instituições portuguesas.

(Universia)

Data: 20/05/2014