Projeto Tecnópolis é apresentado na UFCG

Complexo vai integrar empresas de tecnologia e instituições de ensino superior

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 16, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), representantes da UFCG, IFPB, UEPB e Escola Técnica Redentorista foram apresentados ao projeto do governo municipal de construção do Complexo Modal Aloizio Campos.

A área, que vai alojar condomínio logístico, industrial e de serviços, além de setor residencial, terá como destaque a implantação da “Tecnópolis”, espaço a ser ocupado pelas instituições públicas de ensino superior de Campina Grande com ações de pesquisa e inovação, ensino e extensão.

“Em linhas gerais, trata-se de uma área que vai integrar agentes e produtores de tecnologia, num ambiente onde possam ser criadas as mais diversas tecnologias”, adianta o presidente da Empresa Municipal Urbana da Borborema (Urbema), Gustavo Nogueira. O investimento inicial será de cerca de R$ 500 milhões.

Na ocasião, foi feito um convite às instituições de ensino para que apresentem sua propostas de ocupação e desenvolvimento das ações.“Um dos desafios colocados é no sentido da ousadia e criatividade para o projeto de ocupação do espaço, adequado às mais recentes propostas ambientais, de sustentabilidade e uso das tecnologias mais avançadas”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Rosilene Montenegro, incumbida pelo reitor Edilson Amorim de coordenar a elaboração da proposta da UFCG.

De acordo com o projeto da Prefeitura Municipal, a Tecnopólis vai funcionar numa área de 103 hectares e irá facilitar o desenvolvimento de produtos e serviços com foco na inovação. A área equivale a 10% do perímetro da cidade e já existem quase 150 empresas com propostas assinadas para instalação no local, totalizando cerca de R$ 440 milhões em investimentos privados e geração de quase onze mil empregos.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 16.05.14)

Data: 16/05/2014