UFCG inicia reestruturação de seu sistema de abastecimento d’água

Previsão é que haja uma redução de 35% do consumo no campus de Campina Grande

Com o objetivo reduzir o consumo de água no campus sede e melhorar a rede de distribuição, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) deu início a um amplo programa de reestruturação de seu sistema de abastecimento.

O trabalho, iniciado há cerca de dois meses, inclui o combate ao desperdício e às perdas com vazamentos e prevê a substituição de todo o encanamento do campus, a troca das torneiras e das bacias sanitárias.

“As novas torneiras são de fechamento automático e as bacias terão descargas de apenas 3 litros”, esclarece o engenheiro Antonio Leomar, da Prefeitura Universitária, que coordena os trabalhos. Segundo ele, a previsão é que, com os novos equipamentos, haja uma redução de 35% no consumo em todo o campus de Campina Grande. Atualmente, são consumidos cerca de 350 mil litros d’água diariamente.

Ele informa ainda que os trabalhos devem causar alguns transtornos ao tráfego de veículos no interior do campus. “Setores serão interditados enquanto durarem os serviços de substituição do encanamento”, adiantou.

A obra, orçada em mais de R$ 1,5 milhão, deve ser concluída em junho do próximo ano. Além da substituição dos equipamentos, também serão realizadas reformas em um reservatório e a construção de outros dois, totalizando 800m3 de capacidade.de armazenamento.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 15.05.14)

Data: 15/05/2014