Formandos de 25 cursos da UFCG colaram grau no último sábado

“Como disse o poeta João Cabral de Melo Neto, para os bichos e rios, nascer já é caminhar. Também foi assim com a UFCG, uma adolescente que teve que adquirir maturidade muito rápido”. A comparação foi feita pelo reitor Edilson Amorim em seu discurso na cerimônia de colação de grau das turmas concluintes do período 2013.2, último sábado, dia 10.

De acordo com o gestor, a universidade teve que aproveitar uma oportunidade histórica, com a adesão ao Reuni, que a permitiu triplicar de tamanho, em menos de dez anos, e garantir o acesso de milhares de jovens ao ensino superior.

“Nossa responsabilidade agora é corrigir os eventuais problemas surgidos no processo, melhorando ainda mais a qualidade do ensino, com a colaboração de todos os que fazem a instituição, a quem faço este agradecimento público”, destacou.

A cerimônia, realizada no Centro de Convenções Raymundo Asfóra, reuniu, além de familiares, convidados e integrantes da instituição, 83 concluintes dos cursos de Administração, Arte e Mídia, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Design, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática, Meteorologia e Pedagogia. 131 formandos colaram grau antecipado.

O paraninfo geral foi o professor Saulo Rios Mariz, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que, em seu discurso, conclamou os formandos a não se esquecerem de seus sonhos juvenis. “A universidade é uma fábrica de utopias possíveis. Nosso voo, mesmo que não nos leve ao cume da montanha, nos tornará pessoas melhores”, disse.

Citações também foram feitas pelo orador das turmas, o estudante Leovegildo Douglas Pereira, do curso de Engenharia Civil, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), De Albino Teixeira, disse que “a morte do homem começa no momento em que ele desiste de aprender”.

De Steve Jobs, em seu famoso discurso na Universidade de Stanford, lembrou que “é preciso encontrar aquilo que vocês amam. Seu trabalho terá parte importante em sua vida, e a única maneira de sentir satisfação completa é amar o que vocês fazem. Caso ainda não tenham encontrado, continuem procurando. Não se acomodem”.

Leovegildo Douglas também foi um dos homenageados da noite, ao receber o Prêmio Lynaldo Cavalcanti, concedido pelo CTRN ao concluinte de melhor desempenho acadêmico no período letivo. Dois outros prêmios, de igual finalidade, também foram entregues na solenidade, o Átila Almeida, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), que teve como vencedor Davison Alcântara Gomes, do curso de Design, e o Prêmio Mário Hatori, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), concedido a Gabriel Assis Bezerra e Felipe César Ramos, do curso de Ciência da Computação,

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG - 12.05.14)

Data: 12/05/2014