Descubra como redes sociais influenciam na educação

Redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano. Descubra como elas podem influenciar no aprendizado

Muitos professores ainda veem as redes sociais como um grande mal para a educação: elas diminuem a concentração, causam discussões, tiram o foco da aula, etc. Entretanto, as redes sociais podem ser benéficas para a educação, se forem utilizadas da maneira correta.

Um dos principais aspectos positivos das redes sociais é que elas diminuem o isolamento. Ou seja: se você gosta de um livro que nenhum dos seus amigos ou familiares leu, é possível entrar em contato com pessoas que também gostem da obra, mas pela internet. Esse tipo de comunicação é essencial para conhecer novos pontos de vista, gerar discussões saudáveis e entrar em contato com materiais relacionados.

Além disso, redes sociais também podem aproximar pessoas com gostos totalmente diferentes. Aprender a lidar e entender a diversidade são importantes para a formação acadêmica e profissional de qualquer pessoa. Ter uma visão global, além de ser útil, também facilita a resolução de problemas e o entendimento de outros pontos de vista.

As redes sociais também têm o poder de disseminar o conhecimento. Antigamente, as pessoas costumavam ler os mesmos livros, dos mesmos autores e dos mesmos gêneros, já que era difícil ter acesso a coisas diferentes. Hoje em dia com as redes sociais é possível conhecer novos livros, músicas, filmes, séries e programas quando você quiser.

Por fim, a maioria das redes sociais é gratuita. Por mais que seja necessário ter um computador e internet para acessá-las, elas são meios baratos de conhecer novos conteúdos e discutir sobre eles. Portanto, é importante aprender a utilizar de maneira benéfica as redes sociais para a educação. As melhorias no aprendizado serão expressivas e os alunos aprenderão de forma mais agradável.

(Universia)

Data: 08/05/2014