topo_cabecalho
Professores do CDSA participam de curso de capacitação sobre empreendedorismo

A meta é replicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula

 

Um grupo de professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG participou de 28 a 30 de abril último, do curso de Empreendedorismo executado pelo SEBRAE, através de parceria que envolve este órgão, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e a UFCG. O objetivo do curso foi capacitar os docentes com a metodologia vivencial do SEBRAE acerca do empreendedorismo para que estes professores capacitados possam ser agentes multiplicadores em sala de aula.

 

O curso foi dividido em três módulos intitulados: O empreendedor; O empreendedorismo e as oportunidades de mercado e; Plano de Negócio.

 

Como prática no curso, o grupo foi estimulado a abrir um negócio e participou de muitas dinâmicas. Ao final, a turma do curso foi dividida em vários grupos para a apresentação de um Plano de Negócio. Participaram do curso membros de cursos de graduação e percepções diferentes.

 

O Plano de Negócio é uma ferramenta gerencial que dá suporte para o empreendedor. Nele estão relacionadas as informações necessárias que se deve ter para a obtenção do sucesso no empreendimento e onde está contemplado o Plano Operacional, o Plano de Mercado e o Plano Financeiro.

 

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)


Data: 05/05/2014